13 AGO 2010
Campanha ?Jogue Limpo com Vinhedo? leva conscientização ambiental para dentro das salas de aula

Para conscientizar os alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância de preservar o meio ambiente, a Prefeitura está desenvolvendo palestras nas escolas dentro das atividades da campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’.

Além de abordar assuntos como tratamento de água e esgoto, poluição, fauna brasileira, mata ciliar, o palestrante Getúlio Alves Pereira, biólogo da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, destaca as ações desenvolvidas nos bairros de Vinhedo durante a ação, como com varrição de ruas, podas de árvores, manutenção em placas de trânsito e pontos de ônibus, instalação de novas placas indicando que é proibido jogar lixo e entulho em terrenos baldios, conserto de calçadas, pintura de guias, troca de lâmpadas, operações tapa-buracos e cata-bagulho, entrega de folhetos informativos do meio ambiente e da saúde, além de visitas residenciais para levar informações sobre o combate à dengue.

Nesta segunda-feira, dia 9, estão sendo realizadas palestras escola municipal Integração, envolvendo um total de 400 alunos do 6º e 8º anos, além de estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A diretora da escola Integração, Maria Amélia Mazzo, aprovou a iniciativa da campanha em abordar ações dentro da sala de aula. “Debatendo o assunto dentro da sala de aula ampliamos o conhecimento dos alunos sobre o tema. Recebendo informações, os estudantes percebem que o envolvimento em ações como a campanha ‘Jogue Limpo com Vinhedo’ é um compromisso de todo o município”, declarou a diretora.

Para o prefeito Milton Serafim, a participação da população na campanha é extremamente importante. “Não adianta o poder público realizar diversas ações de conscientização ambiental, de prevenção e combate à dengue se não tivermos a ajuda da população. A cidade inteira precisa estar mobilizada nestes meses de programa para ‘jogarmos limpo’ com Vinhedo. Conquistamos no ano passado o título Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado e queremos este ano repetir esta conquista. Esperamos que nossa atitude de preservar o meio ambiente sirva de exemplo para outros municípios. Agindo com consciência, evitamos agressões ao meio ambiente e à comunidade, agora e no futuro”, informou o prefeito Milton Serafim.