13 AGO 2010
Prefeitura de Vinhedo lança Projeto Diagnóstico Social da Cidade

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, lançou nesta segunda-feira (9), no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), o Projeto Diagnóstico Social da Cidade (Território e Participação Social). O objetivo do projeto é discutir as novas ferramentas para a execução da política de Assistência Social de acordo com as necessidades da população de Vinhedo. O prefeito Milton Serafim, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, fez questão de acompanhar o lançamento, e falou da felicidade em conseguir iniciar o geoprocessamento. “Hoje é um dia feliz. Vinhedo cresceu muito, e dentro da administração, muitas vezes nosso trabalho é prejudicado por não termos esse perfil definido do município. Este diagnóstico vai dar uma noção mais ampla da nossa cidade para fazermos os investimentos necessários e melhorarmos a vida do nosso povo. Mas, para que este trabalho seja completo, precisamos da ajuda de todas as secretarias envolvidas e principalmente dos nossos multiplicadores. A equipe técnica da Secretaria de Promoção será capacitada para que os próprios técnicos atualizem este diagnóstico do município na área social. A Prefeitura de Vinhedo pretende conhecer a fundo a realidade de cada parte do município, atendendo as demandas de informações da Promoção Social, que serão compartilhadas com os Conselhos Municipais e demais Secretarias Municipais em busca de investimentos na construção da cidade que queremos”, comentou o prefeito. A palestra de apresentação do projeto foi ministrada pela professora Titular de Geografia Humana (Planejamento) da USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Maria Adélia Aparecida de Souza e Anita Burth Kurka, doutora em Serviço Social pela USP.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, lembrou que este projeto é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Milton Serafim. “Este diagnóstico revela a preocupação que o prefeito tem com a cidade e estou certa que colheremos bons frutos. Nossas expectativas são as melhores possíveis com os resultados deste trabalho, que nos deixará cientes da realidade de Vinhedo e o que sonhamos para construir a cidade que queremos”, destacou a secretária.

O trabalho garantirá condições para que sejam feitos os investimentos necessários nos lugares adequados e saber, por exemplo, qual o melhor bairro para um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) entre outros detalhes.

Também prestigiou o evento o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, além de demais secretários e diretores municipais, representantes das secretarias, de conselhos municipais, associações, entidades sociais e religiosas da cidade. Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Márcio Melle.

Etapas

O projeto foi iniciado com o suporte técnico para a concepção de território. Nesta fase, foram envolvidas todas as áreas da Prefeitura possibilitando que os profissionais que atuam com base de informações das Secretarias possam vir a ter compreensão do que é o território e que sejam capazes de fazer leitura cartográfica (mapas). Na próxima etapa, a cartografia / geoprocessamento serão o foco do treinamento, e, posteriormente, serão realizadas as vivências nos locais da cidade para atuação junto a população no território.