13 AGO 2010
Crianças menores de cinco anos devem receber neste sábado vacina contra paralisia infantil

Prefeitura de Vinhedo disponibilizará oito pontos de vacinação em diversos bairros da cidade

As crianças de Vinhedo menores de cinco anos devem receber neste sábado, dia 14, a segunda dose da vacinação contra poliomielite (paralisia infantil). A meta proposta pelo Ministério da Saúde é imunizar no município, pelo menos, 95% das 4.211 crianças nesta faixa etária.

Para a segunda fase da campanha nacional de vacinação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá disponibilizar oito pontos fixos e volantes de imunização, que funcionarão em horários alternados.

O prefeito Milton Serafim convoca todos os pais de Vinhedo para levarem seus filhos às unidades de saúde munidos da carteira de vacinação, para que também seja realizada a atualização das doses de vacinas que estão em atraso.

Segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, a saúde se faz com prevenção e, assim como todas as doenças, a poliomielite pode ser evitada com uma simples dose da vacina que é ministrada via oral, por meio de duas gotinhas

Surpresa Especial

As crianças que comparecerem nas unidades de vacinação terão uma surpresa especial. Elas receberão bexigas confeccionadas pela Prefeitura como incentivo por participar da Campanha deste ano.

Histórico

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado para a vigilância epidemiológica da região.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

As Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite tiveram início no ano de 1980.

No Brasil a poliomielite está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba; no Estado de São Paulo, o último caso registrado foi em 1988, município de Teodoro Sampaio.

2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil

Dia: 14 de agosto