30 JUL 2010
Palestras com gestantes e mães marcam Semana Mundial da Amamentação em Vinhedo

Com objetivo chamar a atenção de mães e gestantes vinhedenses para a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve na próxima semana a Roda da Amamentação. Entre os dias 2 a 6 de agosto serão desenvolvidas palestras nas Unidades Básicas de Saúde ministradas por pediatras da Rede Municipal de Saúde, em diversos horários.

“Será um evento extremamente importante que chamará a atenção da população para a importância do aleitamento materno feito de forma saudável e natural”, declarou o prefeito Milton Serafim.

Durante a atividade, que marca a Semana Mundial de Amamentação, serão abordados assuntos sobre o tema, apresentação de vídeos, e as mães e gestantes terão também a oportunidade de tirar suas dúvidas com o pediatra. Para as participantes serão entregues kits doados por um laboratório, composto por soro fisiológico para limpeza nasal, pomada para evitar fissuras no mamilo, material informativo sobre amamentação e sobre o teste do pezinho.

Para participar, basta comparecer a alguma das unidades de saúde no dia e horário das palestras. (veja relação abaixo)

Segundo dados da Secretaria de Saúde nasceram vivos no ano passado 866 bebês residentes no município, sendo que 804 crianças nasceram no período de 37 a 41 semanas de gestação. No ano passado, 856 mulheres realizaram o pré-natal na rede pública e privada, sendo que deste total 761 compareceram sete ou mais consultas de retorno no consultório médico, um número considerado bastante positivo pela secretária de Saúde, Nadia Capovilla. “É fundamental que as mães realizem o pré-natal para se sentirem seguras e aptas a amamentarem seu filho, já que o leite materno é a alimentação mais completa que um bebê pode ter”, declarou a secretária de Saúde.

Teste do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é a partir do 3º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível. Isto não invalida, entretanto, a sua realização em bebês com mais dias de vida.

Em Vinhedo o teste do pezinho é realizado no Centro Médico do Jardim São Matheus, com orientação passada pelo médico ainda no hospital.

Laço Dourado

Durante a Semana Mundial de Amamentação médicos, enfermeiros e demais funcionários das unidades de saúde irão utilizar o laço dourado, um símbolo que promove o valor da amamentação para a sociedade.

A cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. Cada parte do laço mostra uma mensagem especial: uma parte representa a mãe e a outra a criança. O nó é o pai, a família e a sociedade. As pontas do laço são o futuro.

RODA DA AMAMENTAÇÃO

UBS DATA HORÁRIO PEDIATRA