28 JUL 2010
Vinhedo terá representantes na Semana Regional de Cultura Popular em Jundiaí

Duas referências da cultura de Vinhedo marcarão presença na Semana Regional de Cultura Popular, em Jundiaí, que conta com apoio da Prefeitura de Vinhedo. A Corporação Musical de Vinhedo, que completou 30 anos em 2009, e o grupo de samba Roda de Samba da Tia Aurora farão apresentações no sábado, dia 21 de agosto, na Praça Governador Pedro e na Marquise da Casa da Cultura respectivamente.

Em outubro de 2009 a Corporação de Vinhedo, a benzedeira Aurora Sudário e o coral Santa Cecília e a Corporação Musical de Vinhedo foram os primeiros elementos reconhecidos oficialmente como patrimônios imateriais de Vinhedo. A sessão solene de certificação foi realizada pela Abaçaí Cultura e Arte através do Núcleo Japi de Preservação do Patrimônio Cultural e Imaterial em Jundiaí.

“A participação e o apoio em eventos como este demonstram o nosso respeito ao legado dessas referências históricas na nossa cidade”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

O artesanato de Vinhedo também terá espaço no evento, com uma exposição no domingo, dia 22.

Samba de roda Dona Aurora

É o mais antigo e tradicional grupo de samba de roda, uma das manifestações populares do universo do samba rural paulista, formada inicialmente com familiares de Dona Aurora Sudário, tradicional benzedeira de Vinhedo. Os dançadores se defrontam com os tocadores formando um bloco que vai e vem conforme a movimentação do grande bumbo, que comanda a brincadeira.

Corporação Musical de Vinhedo

A Associação Musical de Vinhedo, conhecida também por Corporação Musical de Vinhedo, foi fundada em 1979, quando a sua frente estava o saudoso maestro Ferdinando Canella. Daquela época, estão músicos que resistiram ao tempo e continuam mostrando seus talentos acompanhados por jovens de 16 anos, que pensam em fazer da música uma profissão. Patrimônio cultural da cidade, remanescente de duas bandas extintas, atualmente, a Corporação Musical de Vinhedo conta com 42 integrantes, que tocam instrumentos de sopro (flauta, trombone, tuba, saxofone, clarinete) e percussão. Atualmente, a Banda tem por meta "tratar e inovar" a sua produção cultural no intuito social participativo de novas gerações, educando-as na busca do conhecimento histórico de seu povo.