27 JUL 2010
Prefeitura encerra nesta sexta-feira campanha de combate a câncer de próstata

Pacientes com mais de 40 anos poderão realizar gratuitamente coleta de PSA nas unidades de saúde e sem a necessidade de apresentar pedido do exame médico

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, encerra nesta sexta-feira, dia 30, a campanha de combate a câncer de próstata. Durante toda esta semana, os homens com mais de 40 anos, moradores de Vinhedo, poderão realizar gratuitamente e sem a necessidade de agendamento o exame de sangue de PSA – Antígeno Prostático Específico – que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata.

Desde o início da campanha, em 12 de julho, foram coletados 273 exames, disponível em todas as unidades básicas de saúde, em horários especiais de funcionamento.

Até o final desta semana não haverá necessidade de apresentar pedido do médico para realizar o exame, basta que o paciente se apresente em alguma das unidades de saúde e solicite a realização do procedimento. Após o encerramento da campanha de prevenção, o serviço continuará disponível na Rede Municipal de Saúde, porém, para realizar a coleta do PSA será necessário apresentar o pedido de exame de um médico clínico geral.

O resultado está sendo disponibilizado em aproximadamente cinco dias. Em caso de alteração no resultado, a Secretaria de Saúde indica que paciente procure um médico urologista para avaliação para que seja confirmado se há necessidade de acompanhamento e tratamento. “Ressaltamos que mesmo com o resultado negativo do PSA, se o paciente apresentar sintomas como dor e dificuldades de urinar deve procurar um médico”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

A campanha de conscientização superou a expectativa do prefeito Milton Serafim. “Nosso objetivo com a realização da semana de conscientização era facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços básicos de saúde e conseguimos alcançar superar nossa meta. Até o final deste mês esperamos atingir o maior número possível de homens, porque grande parte da população masculina procura os médicos apenas quando aparecem os primeiros sintomas ou quando a doença está mais avançada. A falta de orientação ainda é o principal problema que enfrentamos e a prevenção é o mecanismo mais seguro para controlar as doenças”, explicou o prefeito Milton Serafim.

Informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde de Vinhedo pelo telefone 3826-7499.

Orientação para coleta

– Jejum de 8 horas

– Pausa sexual/masturbação por dois dias

– Não andar de bicicleta/cavalo por dois dias