27 JUL 2010
Fiscalização para combater a poluição sonora inicia na próxima semana

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transporte e Segurança, encerra nesta sexta-feira, dia 30, a campanha educativa para orientar os motoristas sobre a importância de combater a poluição sonora no município. O excesso de ruídos ocasionados por sons automotivos nas ruas de Vinhedo foi o que motivou a campanha que está sendo realizada nas ruas da cidade, com entrega de material informativo.

A partir do dia 2 de agosto, a Guarda Civil Municipal de Vinhedo, corporação responsável pela fiscalização, iniciará a autuação de veículos que estiverem infringindo o Código Brasileiro de Trânsito e emitindo ruídos sonoros acima de 80 decibéis. Serão fiscalizados 24 horas carros de som irregulares (que não tiverem autorização da Prefeitura), veículos e motos que estiverem transmitindo ruídos por rádio ou escapamentos.

A avaliação sonora será feita pelo decibelímetro, um equipamento utilizado para realizar medição de níveis de ruído. Equipamentos foram adquiridos este ano pela Prefeitura e serão utilizados durante o patrulhamento de rotina da GCM.

De acordo com o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro, “usar no veículo um equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Contran terão como penalidades aplicação de multa considerada grave, no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo para regularização.

Hoje, 30% das solicitações atendidas pela GCM estão relacionadas à perturbação do sossego.