13 JUL 2010
Guarda Municipal de Vinhedo ministra curso de controle de tumultos em praças esportivas para 10 municípios

A Guarda Civil Municipal de Vinhedo, corporação da Prefeitura que é referência na região pelo trabalho preventivo desenvolvido na cidade, irá ministrar esta semana curso de controle de tumultos em praças esportivas para 35 profissionais das cidades de Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Louveira, Monte Mor, Santo Antonio de Posse, Sorocaba, Valinhos e Cabreúva.

Em três dias, guardas da região terão conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema. Serão abordados temas como ética, direitos humanos e cidadania; uso progressivo da força; tecnologia e armas não letais; conduta operacional padrão da GCM para controle de tumultos.

Durante o curso, que terá início na próxima quinta-feira, dia 15, cinco guardas municipais de Vinhedo também serão qualificados para exercerem a função. O curso será ministrado pelo comandante da GCM de Vinhedo, Osmir Cruz, professor da Senasp – Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – nesta área.

Investir na capacitação dos guardas municipais de Vinhedo é um dos compromissos da atual administração municipal. “É necessário preparar ainda mais a nossa corporação para que saiba agir com qualidade em diversas situações, focadas no trabalho preventivo e utilizando armas não letais. Saber que a nossa corporação está sendo exemplo para capacitação de guardas das cidades da região é extremamente importante”, declarou o prefeito Milton Serafim.

Segundo o secretário de Transporte e Segurança, Toninho Falsarella, é importante a região discutir estratégias de segurança e ações integradas para reduzir os índices de criminalidade.

O Grupo de Controle de Tumultos da GCM de Vinhedo, formado por 22 guardas, trabalha para impedir tumultos e tentativas de invasões em campos de futebol.