12 JUL 2010
Campanha de combate a câncer de próstata começa hoje em Vinhedo

Durante esta semana Unidades Básicas de Saúde trabalharão em horários especiais para coleta de PSA, sem a necessidade de apresentar pedido do exame

Em comemoração ao Dia Nacional de Saúde do Homem, celebrado em 15 de julho, a Prefeitura de Vinhedo disponibilizará, pela primeira vez, uma série de atividades para alertar os vinhedenses sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Durante até o dia 16 de julho a Prefeitura oferecerá gratuitamente nas unidades básicas de saúde exames de pressão arterial e coleta de sangue para exame de PSA – Antígeno Prostático Específico – que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata. Os exames estarão disponíveis para homens com mais de 40 anos, de segunda a sexta-feira, em horários especiais em algumas unidades (veja relação abaixo).

Segundo o prefeito Milton Serafim, o objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços básicos de saúde. “Na maioria das vezes, os homens procuram os médicos apenas quando aparecem os primeiros sintomas ou quando a doença está mais avançada. A falta de orientação ainda é o principal problema que enfrentamos, e a prevenção é o mecanismo mais seguro para controlar as doenças, por isso criaremos o Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da Prefeitura, para a promoção permanente de ações voltadas à saúde do homem”, explicou o prefeito Milton Serafim

Durante esta semana não haverá necessidade de apresentar pedido do médico para realizar o exame, basta que o paciente se apresente em alguma das unidades de saúde e solicite a realização do procedimento.

O resultado do exame será disponibilizado em cinco dias. Em caso de alteração no resultado, a Secretaria de Saúde irá indicar que paciente procure um médico urologista para avaliação para que seja confirmado se há necessidade de acompanhamento e tratamento. “Ressaltamos que mesmo com o resultado negativo do PSA, se o paciente estiver com sintomas como dor e dificuldades de urinar, deve procurar um médico”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Durante a semana de conscientização para o câncer de próstata, funcionários da Secretaria de Saúde também percorrerão as empresas da cidade para promover a semana de prevenção com entrega de folheto informativo, para levar orientação e ressaltar que urologistas da Rede Municipal de Saúde estão à disposição para esclarecimentos sobre o câncer de próstata.

Após o encerramento da semana de prevenção, o serviço continuará disponível na Rede Municipal de Saúde, porém, para realizar a coleta do PSA é necessário apresentar o pedido de exame de um médico clínico geral.

Informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde de Vinhedo pelo telefone 3826-7499.

Horário especial de funcionamento das UBS para exame PSA

de 12 a 16 de julho