08 JUL 2010
Vinhedo é a 6a cidade da RMC acima da meta do IDEB 2009 entre escolas da segunda fase

Vinhedo superou em 7,32% a meta estabelecida para o ano de 2009 para o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) entre as escolas da segunda fase do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série)- unidades da rede municipal. Dados oficiais publicados nesta semana mostram que a meta estimada para Vinhedo era de 4,1 e a cidade atingiu 4,4, o que coloca a cidade na sexta posição entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas. Holambra ocupa a primeira posição, mas a meta estabelecida era bem inferior a de Vinhedo ( 2,9).

O Ideb é o indicador com escala de 0 a 10, criado pelo Ministério da Educação (MEC), que reúne os conceitos de fluxo escolar e médias de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

1ª a 4ª série

Entre as escolas de primeira fase da rede pública até a quarta série, Vinhedo manteve a meta de 5,3. O secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, ressalta que a avaliação se refere a 2009, mas é importante que seja considerado o conhecimento acumulado ao longo dos anos pelos alunos.

Cabe ressaltar que, em Vinhedo, o regime escolar adotado é de progressão regular por série, podendo o aluno ser promovido ou retido ao final de cada ano letivo, diferentemente de alguns municípios que trabalham com a reprovação ao final de cada ciclo, o que pode significar um índice de aprovação melhor no IDEB.

“Este índice foi estabelecido a partir dos dados do nosso primeiro ano de governo e temos que considerar que os alunos possuem conhecimento adquirido em vários anos. Assumimos a Prefeitura e de imediato tivemos que administrar várias questões problemáticas na Educação, como a substituição do antigo material didático, que foi motivo de grandes questionamentos, o completo abandono às 31 unidades escolares, que não receberam reformas ou manutenção durante 4 anos, e a falta de opções para formação continuada dos profissionais da rede. A Educação é uma das prioridades do prefeito Milton Serafim. Prova disso é a reestruturação de todas as unidades escolares, que estão sendo equipadas com itens básicos e recursos tecnológicos como as mesas educacionais, a implantação da Língua Inglesa a partir dos três anos de idade na rede municipal e um consistente projeto de formação continuada para os nossos educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Escola de Jovens e Adultos (EJA) bem como convênios com o Governo do Estado Programa Ler e Escrever, que tem como um dos objetivos o foco na Língua Portuguesa, impedindo que as crianças prossigam em seus estudos sem ter desenvolvido adequadamente as competências de leitura e escrita. Se os investimentos não foram feitos no passado, hoje trabalhamos por um sistema educacional com infraestrutura adequada e qualidade para todas as crianças da rede e que nela ingressarão, para que no futuro possamos conquistar índices cada vez melhores”, afirmou Jaime.

Investimentos na Educação

Desde o início do seu terceiro mandato, o prefeito Milton Serafim colocou a educação como uma das principais áreas de investimento.

Em 2009, cerca de 3,3 mil itens entre colchões, berços, lençóis toalhas de banho e rosto foram entregues nas creches municipais de Vinhedo. A compra foi feita depois da atual Administração Municipal constatar que as unidades de ensino infantil ficaram sem reposição dos produtos nos últimos anos.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, a entrega visou o bem-estar dos alunos, que precisam ter o momento do sono mais tranquilo e confortável, fundamental para o crescimento saudável. “Bem-estar, conforto e, principalmente, higiene são aspectos levados muito a sério por esta administração na área da educação. Nesta administração não estamos apenas preocupados com a didática, mas com a estrutura e a qualidade de vida dos nossos alunos. E isso se faz desde o ensino infantil”, justificou o prefeito.

Como os colchões eram antigos havia acúmulo de ácaros, o que poderia trazer complicações de saúde, principalmente, para crianças alérgicas.

Em janeiro de 2010, 3,5 mil itens didáticos e pedagógicos entre kits, caixas, jogos e conjuntos foram distribuídos pela Prefeitura nas unidades escolares. Os brinquedos têm funções educativas entre elas estimular a verbalização – caso dos fantoches utilizados em teatros – e aperfeiçoar a coordenação motora e a inteligência das crianças como os blocos, triciclo, cubos ativos, tangran, kit de letras plásticas, dominó de palavras, quebra-cabeças e mosaicos. Para garantir a segurança das crianças, a Prefeitura de Vinhedo exigiu que todos os brinquedos fossem aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e da Fundação Abrinq, que atestam a confiabilidade dos exemplares.

Para os estudantes brincarem com mais segurança dentro das escolas, a Prefeitura também realizou a reforma dos parquinhos infantis – os tradicionais playgrounds. A Prefeitura também realizou a entrega de mais de dez mil kits escolares para todos os alunos da rede. O kit é composto por ferramentas que auxiliam nas atividades escolares diárias.

Foram adquiridas ainda 80 mesas do sistema Positivo, que estimulam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, expressão oral e escrita e colaboração no processo de alfabetização.

Além disso, oito mil alunos da rede municipal de Vinhedo a partir dos três anos de idade tiveram a inclusão da Língua Inglesa na grade curricular a partir de 2010, por meio do programa Sun.