07 JUL 2010
I Canta Inverno Vinhedo reúne mais de 1,8 mil pessoas no Teatro Municipal

Evento promovido pela Prefeitura de Vinhedo arrecadou 120kg de leite em pó que serão revertidos ao Fundo Social; Visitantes movimentaram comércio aumentando as vendas na cidade

Cerca de 1,8 mil pessoas prestigiaram o I Canta Inverno Vinhedo- Encontro Nacional de Corais, realizado entre os dias 2, 3 e 4 de julho, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. O evento, promovido pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, contou com a participação de cerca de 1.500 coralistas. Vinte oito coros, incluindo grandes referências de todo o Brasil neste segmento, revezaram-se no palco do teatro municipal nos três dias de apresentações. O prefeito Milton Serafim fez questão de prestigiar a abertura acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, pelo secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz e sua esposa Jaqueline além do secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, bem como demais secretários municipais e autoridades da cidade.

De acordo com o prefeito Milton Serafim, a realização do I Canta Inverno Vinhedo faz parte da proposta de descentralização do acesso a eventos culturais prevista em seu plano de governo. “Esse evento é uma forma de garantirmos a todos a chance de conferir apresentações de grandes corais do Brasil gratuitamente, e nós nos sentimos muito honrados recebendo todos vocês. Este governo faz de tudo para que a cultura vinhedense evolua de forma considerável”, afirmou o prefeito Milton Serafim.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, falou da importância do evento e do esforço para sua realização. “Agradeço o apoio do prefeito Milton Serafim e de todos que o tornaram possível. Espero que este seja o primeiro de muitos encontros que virão, e que Vinhedo se torne referência em canto e coral. Abraçamos esta causa e temos certeza que isso reverterá em resultados positivos para a população vinhedense”, afirmou.

A regente Dinamar Depret comandou o Coral Municipal de Vinhedo, carinhosamente batizado de “Nota na Goela”, anfitrião do evento, composto por 47 alunos das oficinas culturais gratuitas coordenadas pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A maestrina Débora Rossi elogiou a iniciativa da Prefeitura de Vinhedo em realizar um evento destinado a corais. “As apresentações de coros unem pessoas de todas as classes sociais e uma cidade deve se orgulhar de sediar este evento. Com certeza isso mostra que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, tem uma preocupação com a cultura da cidade. Esta é uma semente que foi plantada e dará excelentes frutos. Parabéns a todos que possibilitaram a realização deste evento”, ressaltou.

Responsabilidade Social

Respeitando a política de responsabilidade social estabelecida pelo prefeito Milton Serafim, o I Canta Inverno Vinhedo conseguiu arrecadar 120 kg de leite em pó, trocados pelos ingressos para as apresentações. As doações serão revertidas ao Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Neusa Serafim.

Evento movimentou o comércio da cidade

Além do intercâmbio cultural, o Encontro Nacional de Corais movimentou o comércio da cidade. A presidente da Associação dos Artesãos de Vinhedo (AAV), Neusa Leal, conta que a mostra com produtos artísticos personalizados da cidade, agradou os turistas nos três dias do evento. “Houve bastante interesse do público em adquirir lembranças produzidas aqui. Nossa intenção é intensificar a produção de artesanato voltado à cidade, pois temos artesãos de muita qualidade em Vinhedo”, contou Neusa.

A venda de vinho e suco de uva, dois dos principais símbolos de Vinhedo, também superou as expectativas do produtor Ricardo Ferragut. Ele recebeu mais de 200 visitantes em quatro city tour promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo e vendeu mais de 200 garrafas somando a bebida e o suco. “Esse tipo de evento é muito bom para o turismo, pois movimenta as vendas direta e indiretamente na cidade, além de manter viva a tradição do município”, afirmou Ricardo.

Workshops

Além das apresentações, nos três dias de eventos foram realizados workshops de técnica e aquecimento vocal e uma oficina de canto cênico ministrados por importantes personalidades como Reynaldo Puebla, Lydia de Godau, Tato Fischer e Abel Rocha.

Elogios

Diversas manifestações de agradecimento foram enviadas à maestrina Dinamar Depret, como agradecimento à organização do I Canta Inverno, promovido pela Prefeitura de Vinhedo. Uma dessas manifestações veio do regente do coral Amídalas Cantantes, Tato Fischer, que também ministrou um dos workshops da programação, elogiou a grandiosidade do evento. ” Parabenizo a todos pela delicadeza e grandiosidade do evento. Que perdure por muitos e muitos anos!”, comentou. O maestro do Coral da Santa Casa de Santos, João Carlos Rocha, agradeceu o convite para a participação e elogiou o trabalho do coral municipal. “Vocês deram um exemplo de organização e de profissionalismo! Parabéns pelo trabalho com o grupo de Vinhedo, que cantou muito bem e fez uma belíssima performance”, comentou.