16 JUN 2010
Vinhedo sedia nesta quinta-feira encontro do projeto Município Verde Azul

O município de Vinhedo irá sedia nesta quinta-feira, dia 17, a capacitação estadual para interlocutores do projeto Município Verde Azul, programa do Governo do Estado de São Paulo.

O evento será realizado das 8h30 às 17h, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, localizado na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, e deverá reunir cerca de 200 pessoas de mais de 100 municípios. O prefeito Milton Serafim e o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, participam da abertura.

Durante o encontro serão atualizadas, por técnicos da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, as exigência de cada uma das 10 diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente. (Confira programação)

Vinhedo Verde Azul

Em 2009, Vinhedo conquistou o certificado Município Verde Azul. As ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura foram destaques em âmbito estadual. Vinhedo foi o primeiro município classificado entre as cidades RMC – Região Metropolitana de Campinas com a conquista do certificado e, por solicitação do prefeito Milton Serafim, Vinhedo aceitou novamente este ano o desafio de lutar pela conquista do certificado.

Para 2010 estão sendo levantadas em todas as secretarias municipais as ações realizadas, para que os dados sejam avaliados pelo Governo do Estado. A Prefeitura tem até o final do mês de agosto para apresentar os projetos já desenvolvidos no município e novas ações para preservação ambiental em Vinhedo. O resultado dos municípios que receberam a certificação será divulgado em novembro.

Para o prefeito Milton Serafim a entrega do certificado Município Verde Azul é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pela atual administração. “Temos muito a fazer ainda no município para recuperação e preservação ambiental. Tivemos a conquista desta certificação já no primeiro ano de atuação no projeto e fomos a cidade mais bem classificada da região.

Esta foi a nossa primeira conquista de muitas que virão em prol do meio ambiente vinhedense”, declarou o prefeito Milton Serafim.

– 9h – Abertura

– 9h30 – Apresentação José Walter Figueiredo – Projeto Município Verde Azul

– 10h – Apresentação Francisco Thomaz Van Acker – Legislação: Composição Paritária, Caráter Consultivo e Deliberativo, Regimento Interno, Nomeação dos Conselheiros, Pautas de Convocação e Atas

– 11h – Apresentação Fredmar Correa – Perfil do Conselheiro Municipal do Meio Ambiente: Política Municipal de Meio Ambiente, Exercício da Cidadania, Relação Sociedade Civil x Setor Público