14 JUN 2010
Campanha de vacinação contra paralisia infantil prossegue em Vinhedo

Prefeitura disponibiliza vacina em cinco Unidades Básicas de Saúde; Prefeito Milton Serafim acompanhou a imunização em duas unidades de saúde no sábado, dia 12

A Prefeitura de Vinhedo prorrogou a vacinação contra poliomielite até conseguir atingir a meta de imunizar pelo menos 95% das 4.211 crianças menores de cinco anos no município. No sábado, dia 12, durante a primeira fase da campanha nacional foram vacinadas 3.327 crianças nesta faixa etária, o que representa 79%.

As crianças que ainda não tomaram a dose da vacina podem se dirigir a uma das cinco unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Três unidades funcionarão até as 16h. Na Policlínica da Capela o horário de vacinação será estendido até as 19h e na Unidade da Vila Planalto o atendimento prossegue até as 20h. Quem comparecer à unidade também poderá colocar em dia as vacinas atrasadas, com apresentação da carteirinha de imunização

Junto com secretários municipais, vereadores e membros do Rotary, o prefeito Milton Serafim acompanhou no sábado a campanha de vacinação na unidade da Vila João XXIII e na Policlínica da Capela e aproveitou para vacinar algumas crianças, com consentimento dos pais. “A saúde se faz com prevenção e, assim como todas as doenças, a poliomielite pode ser evitada com uma simples dose da vacina que é ministrada via oral, por meio de duas gotinhas”, disse o prefeito.

Em agosto, os pais devem voltar a levar seus filhos para tomarem o reforço da vacina nos postos de saúde da cidade. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil será dia 14 de agosto.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado a vigilância epidemiológica da região.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Pontos de Vacinação

Policlínica da Capela – 7h30 às 19 horas