26 MAI 2010
Prefeito Milton Serafim lança campanha de combate a fogo em mata

Técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente percorrem chácaras e sítios para levar orientação e realizar mapeamento ambiental da área

As ações de conscientização e orientação de combate a fogo em mata já iniciaram em Vinhedo. O prefeito Milton Serafim recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, dia 25, representantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços Municipais, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Transporte e Segurança, para lançamento oficial da campanha de alerta à população quanto aos riscos de queimadas no período de estiagem, que começa no mês de junho e se estende até setembro.

Para o prefeito Milton Serafim a conscientização da população serve como medida preventiva para a preservação ambiental. “O período de baixa umidade do ar é propício para o aparecimento de queimadas que muitas vezes são iniciadas pela limpeza de terrenos e eliminação de podas de árvores. Estamos desenvolvendo esta campanha educativa para pedir aos moradores que respeitem o meio ambiente e saibam que podem ser penalizados caso pratiquem crime ambiental. O trabalho conjunto entre todos estes departamentos é extremamente importante para o desenvolvimento deste trabalho preventivo”, declarou o prefeito durante a reunião.

O trabalho de conscientização em campo já foi iniciado por técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que estão percorrendo chácaras e sítios para entrega de folheto informativo e orientação.

O produtor rural Antonio Gilberto Batogim aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Estou em Vinhedo há 6 meses, mas quando cheguei aqui já tive um prejuízo de 6 mil reais com estragos em minha estufa em função de queimadas realizadas nas proximidades. Acho que todos deveriam trabalhar corretamente, fazendo o reaproveitamento de podas”, declarou o produtor da região do bairro Caixa D´Água.

No ano passado 95 ocorrências de fogo em mata foram registradas pelo Corpo de Bombeiros. Os locais mais afetados foram a região das Represas, Caixa D´Água, Canjaranas e próximo ao Bosque Municipal.

Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, quando for necessário realizar queimada para fins agrícolas, o proprietário da área deve consultar a Secretaria com antecedência para receber as orientações necessárias.

Além de orientação o trabalho da Prefeitura também inclui o mapeamento da área visitada. Para obter um banco de dados, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente fazem um questionário com o proprietário da área para saber as características ambientais do local. Será gerado um relatório com as informações obtidas e novamente será feito um trabalho de conscientização, com palestras direcionadas sobre os agravantes ambientais encontrados em cada região.

O produtor José Marcos Feijó Nicolau, que explora o turismo rural em sua propriedade, também aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É um trabalho excelente. Com este levantamento o proprietário terá a oportunidade de saber o potencial ambiental de sua área e terá um comprometimento com a preservação. Este comprometimento deve ser recíproco por parte da Prefeitura que entra com este trabalho de conscientização e orientação. Queimadas aqui apenas nas festas de São João”, justificou Feijó.

Cerca de 300 áreas deverão ser visitadas. O tralhado deve ser concluído em 6 meses.

Penalidade

A queimada é ilegal, mesmo quando praticada dentro de propriedades particulares, de acordo com o Código Florestal Brasileiro (lei federal 4.771/65) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

A lei municipal nº 2.814/2004 e o Código de Postura Municipal (lei 908/79) proíbem a realização de queimadas. A penalidade pode chegar a R$ 4 mil e aplicada em dobro em caso de incidência e dependendo da gravidade do dano ambiental causado.

Em casos de incêndio ligue 193, telefone do Corpo de Bombeiros.

Informação na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pelo telefone 3826-2300.