25 MAI 2010
Prefeitura percorre casas de repouso para orientar sobre higiene de idosos

A Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, encerrou nesta segunda-feira, dia 24, o trabalho de orientação aos profissionais de instituições de longa permanência para idosos sobre os cudiados principalmente com a higiene. Durante a atividade os funcionários de casas de repouso de Vinhedo tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre miíase, doença caracterizada pelo desenvolvimento e crescimento de larvas de mosca sobre tecidos.

O trabalho de levar informações a toda comunidade sobre doenças e de desenvolver ações educativas é uma iniciativa do prefeito Milton Serafim, desde o início do seu terceiro mandato, em janeiro de 2009, para promover a conscientização como forma de prevenção. “A Secretaria de Saúde investe no trabalho de orientação e conscientização, com a realização de campanhas para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, declarou o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Sterse, é necessário levar orientação e alertar os funcionários sobre uma atenção maior com relação a higiene bucal dos idosos. “Pedimos que locais que podem ter corte ou rachaduras sejam examinados minuciosamente. A única maneira de se prevenir a doença é com uma boa higienização e limpeza frequente”, esclareceu a secretária de Saúde, Regina Sterse.

A orientação agradou o enfermeiro Yuri Leite, responsável pela casa de repouro Luz do Sol. “Qualquer orientação que possa proporcionar bem-estar e melhorias ao tratamento de idosos é um benefício para nós”, declarou o enfermeiro.

O próximo passo da Secretaria de Saúde é retornar as instituições cadastradas na Vigilãncia Sanitária no próximo mês de junho para avaliação em idosos para prevenção do câncer bucal.

Doença

A miíase é uma doença transmitida pela mosca que em sua forma larvar alimenta-se de tecido vivo ou necrosado do homem ou animais.