24 MAI 2010
Crianças de 2 a 5 anos podem tomar a vacina contra a nova gripe em Vinhedo

Gestantes e adultos de 30 a 39 anos formam os grupos que ainda não atingiram a meta de imunização

Crianças com idades entre 2 anos e 4 anos e 11 meses podem se vacinar a partir desta segunda-feira, dia 24, contra a influenza A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. A decisão de ampliar a vacinação para mais este grupo foi anunciada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na sexta-feira passada.

A vacinação para as crianças será feita em duas etapas. Depois de tomar a primeira meia dose, elas devem voltar ao posto de saúde após 21 dias e tomar a segunda. Cerca de 4 mil crianças devem ser imunizadas até o dia 2 de junho nas unidades de saúde em que recebem a vacina de rotina.

A campanha também foi adiada para adultos com idades de 30 a 39 anos e gestantes, que formam os grupos que não atingiram em Vinhedo, até a última quinta-feira, a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde de vacinar 80% da população estimada em cada um dos grupos.

A vacina estará disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, em horários distintos. (veja relação abaixo)

A influenza A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Nenhum caso de gripe suína foi registrado em Vinhedo este ano.

Vacinação Influenza A H1N1

De segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde