18 MAI 2010
Prefeito Milton Serafim e autoridades conferem trabalho da ARCA

Como continuidade à série de visitas às entidades que possuem convênio com a Prefeitura de Vinhedo, nesta quinta-feira (13) o prefeito Milton Serafim, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e demais secretários municipais, estive na Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial – ARCA, no Jardim Brasil.

Atualmente a entidade presta apoio sócio-educativo a 75 crianças de 6 a 12 anos. Por meio de parcerias, a Arca oferece palestras de conscientização, oficinas de judô, ballet clássico, aulas de ética e cidadania e música e teatro às crianças, além de desenvolver ainda um trabalho com os pais. A entidade funciona em período de contraturno escolar, das 7h às 12h30 e das 12h às 17h.

Por meio do programa ‘Selando Parcerias’, a Prefeitura repassa o valor de R$ R$ 113.273,63 à entidade, para a execução do projeto ‘Turma da Arca’. O repasse faz parte do cumprimento do item do plano de governo do prefeito Milton Serafim que propõe um aumento às ações ligadas à assistência e promoção social da cidade.

O vice-presidente da instituição, Francisco José Locatelli, agradeceu o apoio da Prefeitura e disse que graças ao repasse financeiro da Prefeitura o número de assistidos triplicou. “Agradecemos profundamente e sinceramente esse apoio da Prefeitura Municipal, um parceiro na realização deste trabalho. Começamos com 11 assistidos e hoje temos 75 graças à ajuda dos nossos colaboradores e da Prefeitura”, afirmou.

A coordenadora geral da ARCA, Edlaine de Almeida, explicou que o trabalho tem o objetivo de auxiliar os pais que trabalham e não tem com quem deixar os filhos no período em que não estão na escola. “Este é um trabalho de muita luta, começamos com recursos próprios e hoje temos muitos parceiros. A Secretaria de Promoção e Assistência Social também nos ajuda muito acompanhando nosso trabalho”, comentou.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, lembrou que a Prefeitura, por meio dos “clubinhos”, realiza um trabalho semelhante à ARCA. “É uma alegria muito grande estar aqui e ver um projeto bem estruturado, que não ficou apenas no campo ideológico, mas que executou uma proposta. Este governo está ao lado de vocês e está investindo pesado no social”, destacou Néia.

O prefeito Milton Serafim disse que o intuito do evento não é apenas descerrar a placa que simboliza o convênio com a Prefeitura, mas mostrar que o Poder Público está presente e é parceiro. “Acreditamos que investir no ser humano é fundamental e por isso firmamos estes convênios. Já ajudamos 11 projetos, mas para o ano que vem queremos ter 20 até 30 na nossa lista. Tenho certeza que no futuro teremos uma cidade melhor e saberemos que isso valeu à pena”, afirmou Milton Serafim.

O chefe do executivo lembrou que a questão social é uma das prioridades de eu governo. “Nosso objetivo aqui é dar visibilidade e valorizar as instituições que desenvolvem projetos tão importantes na nossa cidade. Queremos frisar que o poder público é parceiro nesta causa, e sensibilizar a sociedade a se envolver também. Muitas pessoas só acreditam em obras feitas com tijolos, mas nós sabemos a importância de uma obra social como esta que resgata as crianças de situação de risco”, finalizou o prefeito.

Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Adriano Corazzari, Donizete Lopes, Junior Vendemiatti e Marcio Melle. Na próxima semana a visita será na SOS Esperança e Vida.

‘Selando parcerias’

O projeto “Turma da Arca” faz parte do programa ‘Selando Parcerias’ por meio do qual a Prefeitura repassa cerca de R$ 3 milhões a título de subvenção. O prefeito Milton Serafim ampliou de R$ 1,4 milhão (2009) para R$ 3 milhões (2010) o repasse às entidades assistenciais, ou seja, dobrou o valor.

As entidades e os projetos assistenciais subsidiados pela Prefeitura foram selecionados no final de 2009 pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social após o lançamento de um Edital em que as instituições apresentaram formalmente à Prefeitura a intenção em receber subvenção e em quais projetos iriam atuar.

Como ajudar

Além da verba repassada pela Prefeitura, a Arca conta com doações feitas por empresas e voluntários e também por meio de campanhas para angariar fundos e custear o trabalho para os assistidos. Para se tornar um voluntário e colaborar com a instituição, basta ligar para 3886-3188. A Arca fica à Rua da Formiga, 205. Jardim Brasil.