18 MAI 2010
Atividades com familiares marcam Luta Antimanicomial dos pacientes do CAPS de Vinhedo

Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nesta terça-feira, dia 18, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Vinhedo – realiza diversas atividades envolvendo pacientes e familiares. Além de um café da manhã coletivo, os convidados puderam participar de uma vivência corporal com relaxamento e oficina de terapia para confecção de prendedores.

A secretária da Promoção e Assistência Social da Prefeitura, Claudinéia Vendemiatti Serafim, prestigiou as atividades.

Ângela Maria de Oliveira Higino participou da oficina para confecção de prendedores ao lado da irmã e do sobrinho. “Acho que a minha participação junto com eles é um incentivo ao tratamento”, informou.

Maria do Socorro fez questão de acompanhar as atividades com a mãe Raimunda, de 65 anos, paciente do CAPS há dois anos. “O CAPS é muito importante na vida de minha mãe. Ela se sente bem aqui, por estar entre amigos e eu fico feliz de vê-la assim”, declarou a filha da paciente.

Cilene Aparecida Semenzato também esteve ao lado da cunhada. “Acho que participar de atividades com ela aqui no CAPS ajuda na terapia. Sempre que posso participo dos trabalhos em grupo para entender um pouco mais sobre as doenças mentais”, comentou.

Nesta terça-feira também foi realizado trabalho voluntário com corte de cabelo, bazar para venda dos produtos confeccionados pelos próprios pacientes durante as oficinas de terapia e de produtos doados pela população. A verba arrecadada será revertida à associação formada por usuários do CAPS e familiares.

O CAPS foi implantado pelo prefeito Milton Serafim durante o seu primeiro mandato, em 1999. Foi também Milton Serafim responsável pela implantação em 2009 da nova sede do CAPS, localizada hoje na Avenida Benedito Storani nº 209, no Centro. “O novo local proporciona melhorias necessárias para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e pedagógicas, além do tratamento dos pacientes. A escolha de um espaço maior e de uma casa no Centro da cidade foi estratégica porque o convívio social é importante para a recuperação dos pacientes”, explicou o prefeito Milton Serafim.

CAPS

O CAPS é um serviço de saúde mental da Prefeitura de Vinhedo que oferece tratamento para pessoas que apresentam transtornos mentais severos e persistentes. O objetivo do Centro é buscar a diminuição das internações psiquiátricas e a reabilitação psicossocial, além de resgatar a identidade dos pacientes, para que estes possam desempenhar o seu papel enquanto cidadão.

Atualmente o CAPS conta com 320 pacientes, com idade acima de 18 anos, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeira, auxiliar de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, psiquiatra e assistente social.

Lei garante trabalho de socialização

A Lei Federal 10.216/2001 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. De acordo com a legislação é responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família.