03 MAI 2010
900 alunos da rede municipal participam do Projeto D?Angola da Unilever

Alunos das 3ª, 4ª e 5ªs séries da rede municipal da Prefeitura de Vinhedo iniciam nesta sexta-feira (7), a participação no Projeto D’Angola, uma iniciativa de educação ambiental da Unilever Brasil, Divisão HPC- Fábrica Vinhedo. Os primeiros alunos a visitarem a fábrica são da Escola Municipal Integração. Ao todo, 900 estudantes da rede municipal conhecerão o projeto até o dia 26 de novembro.

O projeto é dirigido aos alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do município de Vinhedo, da região de Campinas e da cidade de São Paulo.

Criado em 1999 pelas áreas de Recursos Humanos e Meio Ambiente e em parceria com a Coordenação Corporativa de Segurança e Meio ambiente, é baseado em visitas à fábrica e segue uma concepção pedagógica construtivista e relacional. O D’Angola na Escola tem como objetivo transmitir à comunidade a necessidade de respeitar a natureza, proporcionando aos visitantes o contato direto com o cenário produtivo e mostrando-lhes que é possível conciliar atividade industrial e preservação do meio ambiente. Além disso, o projeto proporciona um vínculo com a comunidade, na medida em que busca ajudar as escolas que vêm nos visitar a formar o cidadão do futuro.

O prefeito Milton Serafim apóia a parceria entre as iniciativas pública e privada em benefício das crianças da rede municipal. “Essas parcerias sempre acrescentam muito à rotina dos alunos especialmente em projetos ligados às questões de cidadania como é o caso da educação ambiental. É desta forma que vamos construir a cidade que queremos: com boas ações do poder público e do empresariado em busca de uma Vinhedo com mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

De acordo com Juliana Sansano, gerente nacional de Segurança e Meio Ambiente da Unilever HPC, o projeto não é uma iniciativa isolada de educação ambiental. “Ele é um dos frutos do sistema de gestão ambiental implantado na empresa, o qual resultou na obtenção da primeira certificação pela norma ISO14001 no setor de higiene pessoal no Brasil. Isto significa que a Unilever não só respeita o meio ambiente, mas também que encara o desenvolvimento industrial totalmente sustentável e responsável como algo imprescindível”, diz Sansano. O secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, afirma que esse tipo de experiência certamente vai enriquecer o aprendizado dos 900 alunos da rede. ” Além do conhecimento em sala de aula, as crianças poderão viver situações na prática e isso ajuda muito na conscientização”, destacou Jaime Cruz