29 ABR 2010
Educadores da rede municipal participam de laboratório educativo no Hopi Hari

Trinta e três profissionais entre Diretores e coordenadores da rede municipal do ensino Fundamental e Infantil participaram na semana passada do Laboratório Educativo (LED) no parque de diversões Hopi Hari. O encontro tem a finalidade de reunir experiências educativas realizadas por professores e alunos nas dependências do parque e apresentar ao grupo os novos projetos desenvolvidos de acordo com a faixa etária.

O LED é assessorado pelo NIPEC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Consultoria). Todo o projeto é desenvolvido a partir do conceito de experimentação consciente, que consiste na validação da atividade lúdica por meio de reflexões e atividades reais.

Atividades

O grupo participou de vivências dos projetos ligados à física durante toda a manhã. O encontro foi encerrado com o espetáculo com o tema bullyng, que une no palco atores e bonecos de manipulação possibilita aos professores abordarem questões transversais como ética, respeito e cooperação.

De acordo com o secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, além da importância de se discutir temas que fazem parte do cotidiano na escola, atividades extra aula são sempre benéficas aos profissionais. ” Esses encontros estimulam a troca de experiências entre os profissionais e os ajudam a obter uma visão mais ampla das questões. Essa ideia faz parte da proposta de formação continuada do prefeito Milton Serafim, por meio de projetos próprios e também de parcerias como esta no Hopi Hari”, explicou Jaime.

A diretora da Escola Municipal Abel Maria Torres, Josemi Martins da Silva, gostou muito da experiência no parque, especialmente pela abordagem do bullyng. “Tenho muitos alunos na faixa etária mais comumente atingida pelo bullyng por isso foi muito proveitoso este encontro. Já discutimos este tema e este encontro foi mais uma complementação para aplicarmos na nossa rotina escolar”, afirmou a diretora.

A diretora do CEI Saci Pererê, Érica Moranguini, acredita que o encontro foi vantajoso. “Achei ótima a proposta do aprendizado pela diversão, o aluno não vai até o parque apenas para brincar, mas aprender conteúdos por meio da experimentação dos brinquedos. Já conhecia alguns projetos, mas eles mudaram bastante”, comentou Érica.