29 ABR 2010
Prefeito Milton Serafim, primeira-dama e autoridades municipais conferem trabalho do Ceivi

Como continuidade à série de visitas às entidades subvencionadas pela Prefeitura de Vinhedo, nesta quinta-feira (29) o prefeito Milton Serafim, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, além do vice-prefeito e secretário e secretário, Jaime Cruz, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, e demais secretários municipais estiveram no Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi). Atualmente o Ceivi presta apoio a 170 assistidos com deficiência intelectual que incluem desde bebês até pessoas com mais de 50 anos.

Entre os assistidos está Wally, de 10 anos, que desde os sete faz acompanhamento físico e psicológico no Ceivi. A mãe de Wally, Cleide de Barros, conta que está muito feliz com a evolução que o filho apresenta graças à ajuda da instituição. “Aqui é excelente, este lugar faz muita diferença na vida do meu filho. Ele é muito bem tratado e gosta muito deste local”, diz Cleide.

Além de serviços de saúde e atendimento às famílias, o Ceivi realiza serviços sócio-educativos de especialização e preparação para o mercado de trabalho.

Por meio do programa ‘Selando Parcerias’, a Prefeitura repassa o valor de R$573.662,00 à entidade para a execução dos projetos ‘Serviço Integrado de Atenção à Família’ e ‘Serviço Integrado de Saúde e Serviço Integrado de Educação’. O repasse faz parte do cumprimento do item do plano de governo que propõe um aumento às ações ligadas à assistência e promoção social da cidade.

A tesoureira da instituição, Marlene Brunelli (Dadá), agradeceu a ajuda da Prefeitura de Vinhedo e reforçou o amor de todos os funcionários ao lidar com os assistidos. “Esta equipe é maravilhosa e trabalhamos duro porque o mais importante para todos nós é cuidar bem dessas crianças, damos a vida por elas!”, afirmou Dadá.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti, afirmou que a parceria entre a Prefeitura e o Ceivi é forte e sólida. “O Ceivi faz parte da história de Vinhedo e não poderia ficar de fora no projeto Selando Parcerias. Muito obrigada a todas vocês que fazem esse trabalho, vocês são fundamentais nesta iniciativa, contem sempre com a ajuda da Prefeitura! Nossa luta junto com vocês é para ver o desenvolvimento dessas crianças, para que possamos viver em um município cada vez melhor”, destacou Néia.

O prefeito Milton Serafim lembrou que acompanha o Ceivi desde a fundação, há 25 anos, e sabe da seriedade do trabalho. Ele lembrou que a questão social é uma das prioridades de sue governo. “Nosso objetivo aqui é dar visibilidade e valorizar as instituições que desenvolvem projetos tão importantes na nossa cidade. Queremos frisar que o poder público é parceiro e não adversário nesta causa, e sensibilizar a sociedade a se envolver também. A Secretaria de Promoção Social está estruturada para atender e apoiar as instituições no que for preciso para que os assistidos tenham um tratamento cada vez melhor”, afirmou o prefeito.

Representando o Poder Legislativo esteve a vereadora Ana Genezini e os vereadores Adriano Corazzari e Junior Vendemiatti.

De acordo com a gestora social do Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi), Cristina Mazon, a subvenção que a Prefeitura oferecerá em 2010 à instituição, em um total de quase R$600 mil, será de extrema importância para a entidade e à comunidade vinhedense. “Com esse valor conseguimos contratar novos profissionais terapêuticos e atender a nossa lista de espera. Pedimos ainda o apoio da comunidade, pois o CEIVI ainda capta fundos para custear o pagamento dos profissionais administrativos, alimentação, manutenção geral e adaptações e projetos específicos”, afirmou Cristina.

Na próxima semana a visita acontece no Lar Carlos Augusto Braga (LarCab).

‘Selando parcerias’

O Ceivi faz parte do programa ‘Selando Parcerias’ por meio do qual a Prefeitura repassa cerca de R$3 milhões a título de subvenção. O prefeito Milton Serafim ampliou de R$ 1,4 milhão (2009) para R$ 3 milhões (2010) o repasse às entidades, ou seja, dobrou o valor que entidades assistenciais da cidade recebem.

As entidades e os projetos assistenciais subsidiados pela Prefeitura foram selecionados no final de 2009 pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social após o lançamento de um Edital em que as instituições apresentaram formalmente ao Poder Público Municipal a intenção em receber subvenção e em quais projetos iriam atuar.

Como ajudar

Além da verba repassada pela Prefeitura, o Ceivi conta com doações feitas por empresas e voluntários e também por meio de campanhas para angariar fundos e custear o trabalho para os assistidos. Para se tornar um voluntário e colaborar com a instituição, basta ligar para 3826-7555 ou fazer uma visita. O Ceivi está localizado à Rua Pascoal Zanetti Trevisan, 479.