29 ABR 2010
Prefeitura leva prevenção odontológica para dentro das salas de aula

Kit de saúde bucal começa a ser entregue na próxima semana. Serão beneficiados 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

O programa VIDAS – Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde – da Prefeitura de Vinhedo, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, leva atividades de prevenção odontológica para dentro das salas de aula.

A equipe de saúde bucal da Prefeitura está percorrendo as creches municipais para apresentar o teatro de fantoches ‘O dente e seus amiguinhos’. De maneira simples, interativa e criativa, as profissionais conseguem passar a mensagem para os alunos de até cinco anos a mensagem da importância da prevenção e da higiene bucal.

No final da encenação, os alunos realizam atividade de pintura baseada no teatro.

Mais de 1.300 crianças do ensino infantil participaram da atividade de fantoche e a partir da próxima semana começarão a receber o kit de saúde bucal, composto por escova, creme e fio dental. Foram adquiridos kits pela Prefeitura para beneficiar os 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para o prefeito Milton Serafim esta parceria entre as secretarias de Educação e Saúde é um trabalho eficaz no combate às doenças bucais e na incorporação de hábitos saudáveis que revertem em melhorias na qualidade de vida dos estudantes. “Com o programa VIDAS proporcionamos o atendimento odontológico pelo menos uma vez por ano às nossas crianças, adolescentes e adultos que freqüentam a rede municipal de ensino”, declarou o prefeito Milton Serafim.

Cada faixa etária de alunos terá uma atividade adequada para o seu aprendizado e diferente a cada semestre.

Neste primeiro semestre serão desenvolvidas atividades de gincana com os alunos de 6 a 10 anos, com brincadeiras de caça-palavras, jogo da memória, caça a bactérias e quebra-cabeça.

Para os alunos até 12 anos será apresentado DVD interativo e para a faixa etária de 12 a 14 anos será desenvolvida dentro do conteúdo da disciplina de ciências uma atividade de experiência prática sobre ação do flúor. Os alunos com mais de 15 anos poderão participar de palestras e obter informações com modelos de evolução das doenças que acometem a cavidade oral.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Claudia Mattos, estudos epidemiológicos têm comprovado que a prática da odontologia preventiva tem se mostrado eficaz na promoção e manutenção da saúde. Para ela, a parceria com a Secretaria de Educação é essencial. “A equipe de prevenção de saúde bucal participa, além das atividades escolares, de reuniões pedagógicas e com os pais, capacitações de monitores e professores para a inclusão do tema no programa pedagógico. Em contrapartida os professores auxiliam a equipe na preparação de atividades lúdicas com o tema, de acordo com a faixa etária”, explicou a dentista da Secretaria de Saúde da Prefeitura.