26 ABR 2010
Prefeitura descarta 2 mil pneus inutilizáveis

Preocupada com as questões ambientais, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realizou o descarte, ecologicamente correto, de 2.100 pneus velhos e inutilizáveis, quantidade inédita no município.

Os pneus foram recolhidos na Central de Reciclagem da Coleta Seletiva durante seis meses. A retirada do material ocorreu na sexta-feira, dia 23, pela Anip – Agência Nacional de Indústrias de Pneumáticos. “O objetivo desta administração é incentivar a entrega adequada deste material e colaborar com a preservação ambiental e com a saúde pública, já que ao acumular água os pneus facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, explicou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla.

Na Central de Reciclagem, os pneus permaneceram limpos e em uma área coberta.

O prefeito Milton Serafim determinou a realização de projetos e ações voltadas à proteção, preservação e conscientização ambiental. “Agindo desta maneira evitamos agressões ao meio ambiente e à comunidade, agora e no futuro”, declarou o prefeito Milton Serafim.

O recolhimento dos pneus é uma campanha permanente da Prefeitura. A entrega pode ser feita durante todo o ano na Central de Reciclagem, localizada na Rua Miguel Brunelli, 40, Vila Cascais.

Município Verde Azul

As ações ambientais desenvolvidas pela Prefeitura durante 2009 foram reconhecidas no ano passado, em âmbito estadual. O município conquistou o título Município Verde e Azul, após seu desempenho ser avaliado em 10 diretivas do projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Este ano a Prefeitura aceitou novamente o desafio de participar do projeto do governo estadual para tentar novamente conquistar o título Município Verde Azul.