13 ABR 2010
Oficinas e palestras marcam ações de combate à dengue em Vinhedo

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou nas últimas semanas as ações de combate à dengue com a realização de palestras em empresas da cidade e oficinas destinadas a dentistas e pediatras da cidade.

As oficinas foram realizadas nos dias 5 e 8 de abril, no anfiteatro do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, com palestra do médico pediatra infectologista da Rede Municipal de Saúde, Fabio Roberto Amar. “É importante que os profissionais de saúde detectem casos da doença precocemente e para que se evitem complicações e óbitos”, declarou a secretária de Saúde, Regina Sterse.

Para o prefeito Milton Serafim, a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais da Saúde devem ser constantes. “Isso dá mais segurança para os trabalhadores executarem suas ações, além de melhorar a qualidade do serviço público oferecido à comunidade”, comentou o prefeito.

Desde o ano passado a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo investe no trabalho de prevenção, com palestras realizadas em escolas da rede municipal de ensino, Sesi e em diversos condomínios da cidade.

Apesar do período de maior proliferação seja de janeiro a maio, as atividades de combate à dengue são permanentes no município.

O trabalho inclui uma série de medidas para eliminação de criadouros, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença.

O Setor de Zoonoses intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.

A ação dos agentes é atuar continuamente, em todas as casas, promovendo ações educativas e divulgando as orientações.

O trabalho de levar informações a toda comunidade sobre doenças transmissíveis é uma iniciativa do prefeito Milton Serafim para promover a conscientização como forma de prevenção.

Casos

Na semana passada a Secretaria de Saúde recebeu a confirmação de novos casos da doença, totalizando nove no município, sendo sete importados e dois registrados no Centro e na Capela.

As operações de bloqueio de foco da Secretaria de Saúde são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população.

A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde pelo telefone 3826-7487.

Já informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3876-6777.

Parceria entre Prefeitura e empresa Belenus cria equipes de combate à dengue

Por meio de uma parceria com a Prefeitura, a empresa Belenus criou dentro da sua equipe de funcionários times de combate à dengue, nas suas três unidades.

Na unidade de Vinhedo 20 pessoas dos setores operacional e administrativo formam a equipe que irá se reunir quinzenalmente para realizar inspeções dentro da empresa e verificar locais com acúmulo de água parada.

De acordo com o técnico de segurança do trabalho da empresa Belenus o objetivo é a prevenção. “Solicitamos palestra da Secretaria de Saúde para informar melhor os nossos funcionários sobre prevenção. Essas informações são importantes para serem utilizadas na empresa e no dia-a-dia de cada um. Após as inspeções um relatório será elaborado e encaminhado à diretoria da empresa para conhecimento dos problemas internos encontrados”, declarou o técnico de segurança.

O funcionário da empresa, Romario Pastre, aprovou a iniciativa. “Não adianta nada a Prefeitura realizar um trabalho de conscientização se nós, moradores, não ajudarmos. Somente unindo as forças conseguiremos combater a dengue”, declarou o funcionário.

“Gostei muito da palestra, que revelou e me informou muita coisa. São informações que poderei utilizar dentro e fora da empresa, que poderão ser repassadas em casa, para amigos e familiares”, disse a funcionária Maricelma Gomes Lima.

A palestra na empresa Belenus foi ministrada pela bióloga do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Rosângela Grigolleto.

Notificação

Durante as vistorias de rotina na empresas, técnicos do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura realizam notificações educativas caso alguma irregularidade, com relação a foco de dengue, seja encontrada.

A empresa tem um prazo de 10 dias para se adequar e fazer as correções estabelecidas. Se na próxima vistoria o mesmo problema persistir é aplicado um auto de infração e em seguida um auto de imposição de penalidade e multa, com valores que variam de R$ 60,00 a R$ 2.117,00 de acordo com a classificação da penalidade que consta no Decreto 18/2005.