12 ABR 2010
Semana da Leitura de Vinhedo 2010 será realizada de 16 a 23 de abril

Apresentação da proposta “Eu Amo Vinhedo” será lançada na abertura no Memorial do Imigrante, dia 15

Os amantes dos bons livros podem se animar. A Semana da Leitura de Vinhedo, promovida pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com o objetivo de ensinar, provocar, formar e refletir sobre práticas de leitura, que será realizada entre os dias 16 a 23 de abril.

De acordo com o prefeito Milton Serafim este ano a proposta principal do evento é convidar a população a conhecer o acervo da Biblioteca Municipal, que possui quase 25 mil títulos divididos em três grandes áreas: Pesquisa/ livros técnicos, Sala Infantil e Juvenil e Sala Literatura e auto-ajuda, inclusive os últimos lançamentos do mercado e best-sellers. “Um levantamento interno realizado pela Prefeitura registrou que pelo menos 6 mil pessoas tiveram acesso gratuitamente aos livros da Biblioteca Municipal de Vinhedo em 2009. Queremos aumentar significativamente esta quantidade e mostrar a importância da leitura na formação dos cidadãos. Quem lê adquire conhecimento e desenvolve o senso crítico e com esses indivíduos que construiremos a cidade que queremos”, afirma o prefeito.

A programação está focada em três eixos: o livro, a formação de leitores e a memória oral por meio de atividades como recital de poesias, contações de histórias nas escolas municipais, nos ônibus, nas árvores e em estabelecimentos comerciais da cidade, sarau de cordel musical, carro ‘girahistórias’, entre outras atrações.

O secretário de Cultura e Turismo Paulo Mattos explica que as atrações de incentivo ao hábito da leitura chegarão aos públicos de todas as faixas etárias. “Este ano procuramos estabelecer atividades em vários pontos da cidade atingindo o maior número de pessoas. Adultos que estarão em estabelecimentos comerciais e na sessão da Câmara, crianças que frequentam os clubinhos e as escolas municipais e todos que passarem pela Praça Santana e instituições de Vinhedo terão a oportunidade de participar da Semana da Leitura”, destaca Paulo Mattos.

A abertura oficial do evento acontece no Memorial do Imigrante no dia 15 de abril, às 18h e terá apresentação das ações da Semana da Leitura, recital de poesias e contará com a presença de autoridades, imprensa, diretores de escolas e membros da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC).

“Eu amo Vinhedo”

Durante a cerimônia de abertura será feita a apresentação da proposta do livro “Eu amo Vinhedo”, que dará oportunidade a todos os apaixonados pela cidade de contarem suas histórias vividas na cidade. As informações completas e o regulamento serão divulgados na próxima semana.

Lei

A Semana da Leitura de Vinhedo é nomeada pela Lei Municipal n° 38 de 27/05/2009 e tem como objetivo durante uma semana ensinar, provocar, formar e refletir sobre práticas de leitura.

Confira a programação oficial da Semana da Leitura de Vinhedo

15/04– Abertura oficial da Semana da Leitura

Local: Memorial do Imigrante, às 18h

16/04– Tecendo contos no ônibus, das 6h as 10h; das 17h as 19h: atores declamam poesias nos ônibus que circulam na cidade distribuindo folhetos e incentivando a leitura

17/04– Tecendo histórias nas árvores

Local: Praça Santana, às 11h

Atores irão contar histórias, partindo das árvores, descendo e chamando o público local para participar com músicas e contos

18/04– Poemas e violas- Sarau de cordel musical

Local: Praça Aurora Sudário- Capela, às 11h

Encenação de histórias e músicas do folclore brasileiro, com atores e músicos distribuindo folhetos

Dias 19, 20, 22 e 23/04

Praça de Santana- Carro ‘girahistórias’ com empréstimo de livros da Biblioteca Municipal

Escolas Municipais– contadores de histórias de manhã e à tarde

Música e contadores de histórias nos Clubinhos, supermercados, Lar dos Velhinhos, Santa Casa, Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto e outras localidades durante todo o dia

20/04- Músicas e contadores de histórias em supermercados da cidade durante todo o dia

20/04- Músicas e contadores de histórias na sessão da Câmara, às 19h

Como ser usuário da Biblioteca Municipal

Para emprestar os livros da Biblioteca Municipal, é necessário ser morador de Vinhedo. Os interessados em realizar o cadastro de usuário devem comparecer ao local e apresentar RG e comprovante de residência.

Cada cadastrado pode emprestar dois livros por vez e a devolução deve ser feita em 15 dias e renovada quando houver necessidade.

A Biblioteca fica aberta das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, e está localizada à Rua Monteiro de Barros, nº 351 – Centro de Vinhedo. A Biblioteca Municipal também aceita doações de livros. Mais informações pelo telefone 3826-3088.