08 ABR 2010
Prefeitura de Vinhedo investe em modernização tecnológica

Aquisições somam 55% de aumento no número de computadores; equipamentos garantirão mais eficiência no atendimento ao público

Prestar serviços à população de Vinhedo com máxima agilidade e eficiência. Com este objetivo o prefeito Milton Serafim aumentou em 60% o número de computadores, impressoras e equipamentos de informática. A renovação tecnológica faz parte da política de governança da Administração Municipal, que busca a melhoria da qualidade tanto dos serviços públicos e consequentemente do atendimento ao morador do município.

Ao todo foram adquiridos 174 computadores, além de monitores, impressoras e notebooks, que serão instalados nos postos de saúde, o Centro de Apoio Psicossocial de Vinhedo (CAPS), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Centro Médico, farmácia municipal, laboratório municipal, escolas da rede municipal, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Zoonoses, Espaço Cultural, CER Bela Vista, Casa Abrigo, entre outros locais que atendem diretamente a população da cidade.

O prefeito Milton Serafim afirmou que a partir da informatização é possível conferir maior transparência às ações da Prefeitura e mais agilidade no atendimento ao cidadão.

“A Administração está comprometida com o avanço da democracia e por isso investe em informatização utilizando a tecnologia para fortalecer os mecanismos que trazem dinamismo à Gestão Municipal e mais qualidade e eficiência aos serviços prestados ao povo de Vinhedo”, comentou Milton Serafim.

Uma ´Cidade Digital´

Um município que disponibilizará à população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual para facilitar a vida dos cidadãos e otimizar os serviços prestados, além de uma gestão pública moderna que utiliza as ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Esta é a intenção do prefeito Milton Serafim para o futuro de Vinhedo através do Planejamento de Informações Municipais e da Tecnologia da Informação.

O Planejamento de Informações teve início em agosto de 2009 e é o cumprimento de mais uma etapa do plano de governo estabelecido pela gestão do prefeito Milton Serafim. Trata-se de um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para a formação continuada das informações municipais e dos sistemas de informação para a gestão do Município e para auxiliar as decisões nos níveis operacionais, táticos e estratégicos da Prefeitura e dos cidadãos, e como conseqüência, para a adequação dos recursos da tecnologia da informação. “Já planejamos as informações do projeto, que será pensado para um mínimo de 10 anos, agora precisamos executá-lo. Começaremos a enxergar resultados em 2011, entre eles a maximização dos investimentos, melhora da qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura, facilitação de controles, concentração das ações nos problemas, objetivos, estratégias e ações municipais. O objetivo do planejamento é eliminar o desperdício de recursos públicos, instituindo, principalmente na área da informática, metas e projetos que possam criar a integração das secretarias e departamentos da Prefeitura. Isso significa que poderemos transformar Vinhedo em uma cidade melhor para se viver”, destacou Denis Rezende consultor e professor da PUC-PR, Denis Rezende, que assessora o projeto em Vinhedo.

Mesas educacionais

A informatização também chegou às escolas da rede municipal com a compra de 80 mesas educacionais da Positivo Informática adquiridas pela Prefeitura de Vinhedo que serão utilizadas como complemento no aprendizado dos alunos da pré-escola a partir deste semestre.

Cada uma das 16 unidades escolares municipais que possuem pré-escola serão equipadas com um laboratório com as mesas educacionais Alfabeto, indicada em diversos estágios da Educação Infantil. As composições são formadas por módulos eletrônicos e softwares educacionais, que em conjunto atendem múltiplos objetivos educacionais e suprem as necessidades pedagógicas de um amplo universo de alunos de diferentes idades, níveis de conhecimento e de desenvolvimento. Todos os educadores receberão capacitação para utilização das mesas com os alunos.

Com mais de 1800 vocábulos e 1100 imagens, o software permite que o professor inclua novas palavras adequando o vocabulário ao ambiente em que os alunos vivem e nível de aprendizado da turma.

A integração entre o material concreto e o software proporciona a aprendizagem de conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento; e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como criatividade, raciocínio lógico, organização espacial, coordenação motora, expressão oral e escrita, resolução de problemas, entre outras.

“As mesas foram desenvolvidas para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, proporcionando um ambiente de interação e socialização. Como poder público, precisamos nos adaptar às tecnologias em favor do aprendizado dos nossos alunos”, destacou o secretário da Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz.