01 ABR 2010
Prefeitura de Vinhedo renova frota e garante modernização e economia

Buscando garantir mais eficiência, segurança e a otimização dos serviços prestados pela Administração Municipal à população, a atual gestão iniciou em 2010 a modernização da frota, de máquinas e utilitários.

Ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2009, a Administração Milton Serafim realizou um levantamento e observou que os veículos, máquinas e utilitários utilizados estavam em péssimas condições, podendo causar acidentes aos funcionários e aos munícipes. Além disso, a Prefeitura não dispõe de oficina própria equipada e capacitada para a manutenção eficaz da frota.

Para resolver o problema e evitar riscos à população, a solução encontrada foi a locação de veículos, uma tendência nas administrações públicas no Brasil por diversas vantagens como economicidade, segurança e manutenção ágil e completa. A locação de veículos faz parte da proposta de governança da Administração, pois busca uma melhora da qualidade dos serviços ao mesmo tempo em que reduz as despesas.

Benefícios da terceirização

Todos os veículos locados funcionarão com sistema de bi-combustível, o que traz uma redução de gasto de pelo menos 20%, além do que já se economiza naturalmente em veículos novos.

Em Prefeituras, a estimativa de vida útil dos veículos é entre 3 a 5 anos. Com a locação, a renovação é feita anualmente ou conforme as necessidades da gestão pública. Outra vantagem do sistema de locação é a aquisição do seguro que já está incluída no contrato, trazendo economicidade para a Administração.

Nesta primeira etapa, já estarão disponíveis cerca de 50 veículos distribuídos em todas as secretarias municipais. A modernização também possibilitou a ampliação no número de setores atendidos como por exemplo os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que enfrentavam dificuldades pela falta de veículos adequados para os atendimentos.

A área da segurança também foi contemplada com uma Base Comunitária que será utilizada como apoio em grandes eventos do município. A Saúde receberá 4 veículos que serão equipados como unidades de tratamento intensivo (UTI) móveis e 3 vans com capacidade para 16 passageiros.

O prefeito em exercício, Jaime Cruz, afirma que a renovação de veículos é uma atitude responsável, que mostra a preocupação da Administração com os servidores municipais e os moradores da cidade. “A gestão do prefeito Milton Serafim está norteada pelo propósito de manter o foco no cidadão e ênfase nos resultados. Com a terceirização podemos repor um veículo imediatamente caso apresente problemas mecânicos. Desta forma teremos sempre veículos novos e em condições de uso satisfatórias, o que trará benefícios aos servidores municipais e à população de Vinhedo", destacou Jaime.

Veículos antigos

A maioria dos veículos da frota da Prefeitura têm mais de 15 anos de uso, alguns chegam a 30 anos de utilização. Aproximadamente 30 veículos antigos que não estão em condições de uso e segurança no tráfego serão recolhidos. Muitos deles serão levados a leilão. O valor arrecadado será revertido em benefícios ao município por meio de realização de obras e investimento.

Contratação

A locação foi realizada pela modalidade pregão por sistema registro de preços, que não necessita de dotação orçamentária prevista no momento da licitação, somente reservando valor no momento da efetiva contratação. É feita uma pesquisa trimestral para verificar se o preço unitário continua economicamente viável para a Prefeitura. Em caso negativo, a Prefeitura deve renegociar os preços ou convocar os outros colocados.