30 MAR 2010
Nove vinhedenses são beneficiados com entrega de próteses e cadeiras de roda

Nove moradores de Vinhedo portadores de deficiência física e mobilidade reduzida foram beneficiados com a entrega de próteses ou cadeiras de roda, por meio do programa de reabilitação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido em parceria com a Prefeitura.

A confirmação do benefício foi feita na semana passada, em Campinas, durante a inauguração da unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que atenderá pessoas com deficiência e mobilidade reduzida da região e dispõe de equipe multiprofissional, infraestrutura adaptada e equipamentos de última geração.

No dia 23 de março os nove pacientes foram levados ao Instituto Lucy Montoro para avaliação. No dia 26 quatro deles retornaram a Campinas para prova das próteses e agora todos os pacientes terão acesso ao local para reabilitação. Além de próteses e cadeiras de roda, também foram entregues muletas e um par de sapatos ortopédicos.

O prefeito Milton Serafim destacou a importância deste atendimento regional para a reabilitação adequada dos pacientes. “Estes moradores de Vinhedo estavam na fila de espera e foram contemplados com este programa. São pessoas de diversos bairros da cidade, com idade entre 8 e 65 anos que aguardavam pelo benefício. Todo investimento realizado para reabilitação dos cidadãos significa uma demonstração de respeito à inclusão”, destacou o prefeito Milton Serafim.

Programa

Por meio da Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, lançada em 2009, o Governo do Estado de São Paulo colhe dados dos pacientes nos municípios para posteriormente serem inseridos no programa de reabilitação.

A proposta da Rede de Reabilitação é oferecer condições de empoderamento à pessoa com deficiência física, a fim de que seja efetivamente inserida na sociedade.