03 ABR 2009
03/04/2009 – Prefeitura lança Programa VIDAS

A Prefeitura de Vinhedo, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Esportes e Lazer, lançou hoje (03/04) o Programa VIDAS (Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde). O lançamento foi realizado no Centro de Educação Infantil Pedrinho, no Vida Nova. Participaram do evento o prefeito Milton Serafim, secretários, vereadores e pais de alunos da rede municipal de ensino. O objetivo do Programa VIDAS é fazer com que a alimentação e os hábitos saudáveis sejam inseridos na rotina das crianças dos Centros de Educação Infantil (creches) e que os adolescentes tenham orientações para prevenir a gravidez precoce, a violência e o uso de drogas. Durante o lançamento, realizado na semana de comemoração dos 60 anos de Vinhedo, o prefeito Milton Serafim ressaltou a amplitude do projeto. “Em pouco tempo o programa vai atender desde a gestação até o idoso”, afirmou.

O prefeito também ressaltou que os pais terão papel importante para o sucesso do programa. “É preciso a integração da comunidade”, falou. O vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, enalteceu o fato da Administração Municipal comemorar o aniversário da cidade com ações. “Eu tenho certeza que com atitudes como esta nossa cidade terá dias melhores, será realmente a cidade que queremos”, enfatizou. A cerimônia de lançamento também teve a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Frois (Cidinho), que elogiou a iniciativa da Prefeitura.

O primeiro desafio do Programa VIDAS é levar acompanhamento médico, odontológico e nutricional inicialmente às crianças com idade entre quatro meses a seis anos que freqüentam as creches da Rede Municipal. A iniciativa surgiu após o mapeamento realizado em 2008 nas unidades escolares para detectar possíveis casos de desnutrição, mas diferente do que as profissionais imaginavam, cerca de 30% das crianças apresentaram sobrepeso ou obesidade infantil. Agora com o programa VIDAS, as crianças terão acompanhamento nas creches pelo menos 2 vezes ao ano para tratamento.

O trabalho será feito nas 11 creches municipais com avaliação de antecedentes familiares e individuais de risco, por meio de questionários a serem preenchidos pela família, para obter informações sobre histórico familiar de diabetes, hipertensão arterial, sobrepeso e obesidade, por exemplo. Os profissionais de Saúde realizarão com cada aluno exames para detectar peso, altura, índice de massa corporal, além da aferição da pressão arterial.

As crianças que estiverem com diagnóstico de sobrepeso, obesidade e alterações odontológicas serão encaminhadas às Unidades de Saúde já com uma programação estabelecido por médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos. Já os pais participarão de grupos de orientações, com aulas sobre a importância dos cuidados com a alimentação de seus filhos, higiene dentária e demais temas de relevância com relação a obesidade infantil.

Para os adolescentes o projeto VIDAS engloba o programa do Ministério da Saúde que trabalha as áreas de saúde do adolescente e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids. O programa, que terá início com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Ricardo Junco Neto, na Vila João XXIII, abordará temas como uso de drogas, sexualidade e gravidez precoce.