12 MAR 2009
12/03/2009 – Vinhedo participa de reunião sobre o Expresso Turístico

O Trem Turístico do Circuito das Frutas deve começar a operar a partir do dia 04 de abril. A informação foi repassada aos representantes das 10 cidades que compõem a entidade numa reunião na terça-feira, 10, em Indaiatuba. Vinhedo foi representada pela coordenadora do Departamento de Turismo da Prefeitura, Suzi Vichi de Sanctis, O trem turístico ligará São Paulo a Jundiaí, integrando a capital paulista às cidades que compõem o Circuito das Frutas. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a CPTM – Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos.

Para viabilizar o projeto, as composições foram reformadas em uma oficina da CTPM e cedidas ao Estado pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). O trem, composto de dois vagões e uma locomotiva possuirá acomodação para 170 passageiros, além de banheiros, guias turísticos e serviços de atendimento.

De acordo com informações da ABPF, um dos vagões é de primeira classe, com poltronas individuais e reclináveis, o outro, de segunda classe, tem bancos inteiriços e estofados.

A linha funcionará inicialmente aos sábados, com saída da Estação da Luz e chegada em Jundiaí. O valor da passagem ainda está sendo definido.

Na chegada a Jundiaí os passageiros serão recepcionados por uma agência de turismo, que além de operar o receptivo, também comercializará passeios para as cidades do Pólo Turistico do Circuito das Frutas, incluindo Vinhedo.

Parceria com Agências

A Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur – reuniu, na última semana, representantes de agências de turismo sediadas em Vinhedo. O objetivo é criar uma parceria para assumir o receptivo e os passeios turísticos do município, assim como atrair turistas para a cidade sem custos para a Administração Pública.

Vários roteiros já definidos e analisados pela Secretaria foram expostos aos agentes, que consideraram a proposta uma excelente opção de trabalho. Entre as várias idéias apresentadas pelos agentes para fomentar o turismo, destaca-se a criação de uma associação das agências de turismo de Vinhedo.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, a participação das agências locais soma competência e empenho aos trabalhos iniciados pela Secretaria e permitirão alcançar os objetivos em menor prazo.

Cultura de Vinhedo na RMC

A Câmara Temática de Cultura da RMC (Região Metropolitana de Campinas) está desenvolvendo um senso cultural entre os 19 municípios integrantes da região. Por isso, foi realizada na terça-feira, 10, reunião com representantes das Secretarias Municipais de Cultura. O senso vai levantar informações dos equipamentos culturais, como teatros, salas de cinema, galerias, centros de arte, e atores da cultura, como músicos, atores, pintores, escultores e produtores culturais presentes em cada município. A Sectur de Vinhedo ocupa uma cadeira no Conselho da Câmara Temática. A participação na entidade vai permitir a destinação de verbas para a cultura na RMC, a troca de experiências para idealizar, promover e realizar projetos de âmbito cultural, além de participar da elaboração e execução do Fórum Cultural da RMC, a ser realizado entre agosto e setembro deste ano.