12 MAR 2009
12/03/2009 – Secretaria da Saúde alerta sobre a incidência de conjuntivite nesta época do ano

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo alerta a população sobre a incidência de conjuntivite nesta época do ano. Para orientar sobre como prevenir o contágio foi criado um folheto informativo. O material será distribuído durante as consultas com o médico oftalmológico da Rede Municipal de Saúde e na residência das pessoas que tiveram a doença confirmada nas Unidades Básicas de Saúde. Uma técnica em enfermagem realiza visita domiciliar para acompanhar o estado de saúde do paciente e verificar se outros membros da família apresentam os sintomas.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, os casos de conjuntivite registrados em Vinhedo são isolados, mas ações são importantes para que não ocorra surto ou epidemia da doença no município.

Apesar de não ser grave, a doença incomoda e é transmissível, motivo pelo qual deve ser tratada adequadamente, de acordo com recomendações médicas.

A conjuntivite é uma inflamação dos olhos, que pode ser alérgica ou de fácil contaminação causada por vírus ou bactérias.

Ambientes coletivos, como escolas, creches e fábricas são os locais de maior disseminação da conjuntivite.

Para evitar a doença, são recomendados cuidados de higiene pessoal, como lavar, com freqüência e com água e sabão, mãos e rosto; evitar coçar os olhos; usar lençol, toalhas, travesseiros e fronhas individuais e com trocas diárias quando estiver com os sintomas; evitar o uso de objetos de pessoas portadoras de conjuntivite (como maquiagem, lenços, copos, óculos); evitar freqüentar piscinas.

Para o tratamento, é recomendado lavar os olhos com água limpa, fervida e fria; e usar medicamento conforme recomendação médica.

O trabalho de prevenção da Secretaria de Saúde de Vinhedo segue as recomendações do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica.