12 MAR 2009
12/03/2009 – Prefeitura pede ajuda da população para combater a dengue

Vinhedo não registrou nenhum caso confirmado de dengue ainda este ano. Para manter esse resultado, durante coletiva com a imprensa local na última quarta-feira, dia 11, a secretária de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, a médica Regina Sterse e a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Graça Araújo, pediram ajuda da população para eliminação ativa de possíveis criadouros, já que a doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o país.

De acordo com a secretária, cuidar da dengue já virou questão de cidadania. “As pessoas têm que pensar na dengue dentro de sua casa. São hábitos diários, ações simples, que fazem uma grande diferença, como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d´água, cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados. A responsabilidade da dengue está em casa um de nós”, explicou a secretária de Saúde.

De 1º de janeiro a 10 de março foram 15 casos notificados no município, sendo que 11 já apresentaram resultados negativos e quatro aguardam resultados.

A secretária de Saúde também anunciou o início de diversas ações preventivas, como a operação Cata-Bagulho, para remoção de grande quantidade de materiais (Veja notícia abaixo).

Para alertar a população sobre os riscos da doença está sendo confeccionado material de divulgação, como outdoor, cartazes e folhetos que serão anexados às contas de água.

A Prefeitura também fará, ainda no mês de março, a contratação de 12 agentes de campo e dois supervisores para realizarem visitas domiciliares, além de pontos estratégicos selecionados pelo Setor de Zoonoses da Prefeitura por serem considerados locais de maior probabilidade para a presença de larvas, como depósitos de materiais, sucatas, ferros-velhos, cemitério e borracharias. “O contrato firmado no ano passado não podia ser renovado, mas a antiga administração não realizou uma nova contratação Quando assumimos a administração tivemos que iniciar esse trabalho”, explicou a secretária de Saúde.

Mesmo sem os agentes de campo, o trabalho de prevenção está sendo feito pelo Setor de Zoonoses e pela Vigilância Epidemiológica. “Quando um usuário chega a qualquer Unidade Básica de Saúde com os sintomas da dengue, ele preenche uma ficha padronizada, com nome, endereços e sintomas. O Setor de Zoonoses, com foco na área territorial e a Vigilância Epidemiológica, na pessoa que apresentou o sintoma da doença, visitam a residência e realizam mapeamento da região. A partir da notificação de suspeita de caso de dengue, sendo em Unidades de Saúde ou laboratórios particulares, a Secretaria de Saúde inicia acompanhamento imediato”, explicou a responsável pela Vigilância Epidemiológica.

As operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população.

Denúncia

A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Vinhedo, localizado a Rua Monteiro de Barros, 530, Centro, ou pelo telefone 3826-7499.

Prefeitura inicia neste mês operação cata-bagulho no combate à dengue

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dará início no dia 30 de março à operação cata-bagulho, atividade de combate à dengue que percorre os bairros da cidade para recolher materiais não utilizados, com exceção de entulho de construção e poda de plantas.

A primeira atividade será desenvolvida de 30 de março até o dia 10 de abril na região da Capela, a mais populosa de Vinhedo. A coleta do material será feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pela equipa da Secretaria de Serviços Municipais da Prefeitura.

Faixas serão colocadas em diversos pontos do bairro e carro de som percorrerá as ruas no mesmo período para informar a população sobre as atividades desenvolvida durante a semana.

Em seguida, a operação cata-bagulho será realizada na região Central, entre os dias 13 e 17 de abril. Prossegue, posteriormente, para a região da Vila João XXIII, Nova Vinhedo e Condomínios.

DATAS E PONTOS DE COLETA

REGIÃO DA CAPELA

Jardim Eldorado / Altos do Morumbi / Capela / Jardim Von Zuben / Bela Vista I e II / Jd. Florido/ Altos do Morumbi/ Vila Savian/ Palmares/ Paineiras/Vila Garcês / Vida Nova I, II e III.

30 de Março até 10 de Abril

REGIÃO CENTRAL

Planalto/Pinheirinho/ Centro/Jd. Flora/ Jd. Itália/Santa Rosa/ Jd. Junco/Jd. Alba/ Vila Galo/ Vila Cascais.
13 a 17 de Abril

REGIÃO DA VILA JOÃO XXIII

Vila João XXIII/Jardim Miriam /Jardim Panorama/ Canudos/ Caixa D’água/ Parque Iolanda/ Vila Santana/ São Tomé/ Jd. Florência/ Jardim Melle

22 a 24 / 27 a 30 de Abril