12 MAR 2009
12/03/2009 – Prefeito anuncia criação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher nesta sexta-feira

Enquanto local não está pronto a Secretaria da Saúde organizou atendimento especializado no Centro Médico São Mateus

A primeira unidade pública de saúde especializada no tratamento da mulher de Vinhedo será criada ao lado da Policlínica da Capela. O prefeito Milton Serafim determinou a construção da unidade e fará o anúncio oficial durante evento que será realizado na próxima sexta-feira, dia 13, no Teatro Municipal para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O Centro de Atenção à Saúde da Mulher – CASM – terá cerca de 700 m² e vai disponibilizar atendimento ginecológico e obstétrico às mulheres, além de atendimento psicológico e social àquelas vítimas de violência sexual ou doméstica.

No local também irá funcionar o centro de referência para pré-natal de média complexidade; o centro de reprodução humana para o desenvolvimento de atividades de planejamento familiar e infertilidade, além do centro de referência para prevenção da gravidez não planejada e da violência contra a mulher e crianças.

De acordo com o prefeito, a criação do Centro que proporcionará atendimento adequado às gestantes do município é de extrema importância já que nos últimos dois anos foi registrado aumento expressivo nos índices de mortalidade infantil. “Por isso temos urgência nesse projeto. Até o final do ano quero ver a unidade funcionando”, destacou Milton Serafim.

Segundo a secretária da Saúde, a médica Regina Sterse, enquanto o prédio não fica pronto, a Secretaria de Saúde montou uma estrutura no Centro Médico do Jardim São Matheus para atender todas as gestantes do município encaminhadas por um profissional da Rede Municipal de Saúde para receberem tratamento específico. “Damos as gestantes que apresentam algum problema de saúde garantia de realização de exames. Por exemplo, temos uma grávida de 17 anos com diabetes. Além de realizar os exames necessários, a gestante também receberá orientações. Se alguma gestante precisa ainda de atendimento especializado será encaminhada ao Caism de Campinas (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Além disso, contratamos novos ginecologistas e iremos ampliar para todas as unidades de saúde o grupo de gestante, que hoje funciona apenas na Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde”, destacou a secretária de Saúde de Vinhedo.

Evento no Teatro Municipal

‘O papel da Mulher na Cidade que Queremos’ será o tema do conjunto de atividades que o município prepara no mês de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no último domingo, dia 8.

Realizado pela Prefeitura de Vinhedo e Câmara de Vereadores, as atividades englobam várias áreas do município.

Além das atividades isoladas realizadas durante todo o mês de março, o Poder Público preparou uma homenagem a uma das mulheres mais conhecidas da cidade, dona Cenira Savian Gallo, fundadora do grupo dos Vicentinos de Vinhedo, que representa muito bem a força feminina no município.

A homenagem será no dia 13, às 19h, no Teatro Municipal Silvia de Alencar Matheus, localizado na Rua Monteiro de Barros nº101, Centro.

O evento ainda terá apresentação cultural, apresentação de dança dos alunos das escolas municipais Jair Mendes de Barros e Integração e premiação das melhores poesias elaboradas pelos alunos da 7ª série de toda a Rede Municipal de Ensino. Um dos momentos mais esperados da noite é a palestra educativa e gratuita sobre a Lei Maria da Penha.

Dentro da programação mensal, a Secretaria de Cultura e Turismo realizará Concurso Cultural. As pessoas interessadas em participar devem recortar em um dos jornais da cidade ficha de inscrição e escrever em até cinco linhas mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher. As melhores frases, escolhidas por uma banca da Sectur, ganharão um par de ingressos para o espetáculo “Mulheres Descasadas”, que será apresentado no Teatro Municipal nos dias 14 e 15 de março.