13 JUL 2021
MEIO AMBIENTE
Zoonoses de Vinhedo retoma castração de animais de famílias em situação de vulnerabilidade
Protetores independentes e ONGs que cuidam de animais abandonados também serão atendidos através da Secretaria de Meio Ambiente
O Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Vinhedo, está retomando as castrações gratuitas de cães e gatos de moradores em situação de vulnerabilidade que participam de programas sociais, protetores independentes e ONGs que cuidam de animais abandonados. O serviço havia sido suspenso por causa da pandemia. Duas veterinárias trabalham no Setor de Zoonoses, que dispõe de sala de cirurgia, e vão restabelecer a agenda de castração.

Com a pandemia, o atendimento teve que ser interrompido. O Centro de Zoonoses informou que a quantidade de castrações diárias será definida conforme a demanda. Para solicitar a castração ou informações, interessados podem procurar o Setor de Zoonoses, na Avenida João Paffaro, 1615, Bairro Pinheirinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3826-7486.

No caso de moradores que participam de programas sociais, o tutor deve apresentar o RG, o Cartão Cidadão e o cartão que comprova o recebimento de benefício governamenta​l cadastrado na Secretaria de Assistência Social (Bolsa Família, Benefício de Progressão Continuada (BPC) etc). Protetores independentes e ONGs que cuidam de animais abandonados devem se cadastrar na Secretaria de Meio Ambiente, que vai encaminhar as demandas à Zoonoses.

O Setor mantém ainda parceria com quatro clínicas veterinárias particulares para castração de cães e gatos a preços populares para moradores de baixa renda do município. Os estabelecimentos credenciados Pet Shop Bicho Bacana, Só Pet, Medcão e Pet Saúde castram machos e fêmeas de cães e gatos e cobram a mão de obra, já que a Prefeitura fica responsável por fornecer os insumos utilizados na cirurgia.

Os interessados também devem procurar o Setor de Zoonoses para solicitar o atendimento. Cada estabelecimento veterinário determina o número de intervenções cirúrgicas, período e horário em que ocorrerão. Cabe ao proprietário do animal o pagamento pelo procedimento cirúrgico para a clínica responsável.