09 NOV 2021
Vinhedo passa por treinamento para uso de drones em Vigilância em Saúde
Município esteve representado por agentes da Defesa Civil
A Defesa Civil de Vinhedo participa ao longo desta semana de um curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), dirigido a servidores públicos que atuam na Defesa Civil de 11 municípios da região.  O treinamento ocorre no Centro de Resiliência às Emergências, instalado no Parque Ecológico de Campinas. As atividades continuam até a próxima sexta-feira.

No encerramento, no dia 11, haverá um exercício prático de emergência com a ferramenta SiSS-Geo, para que, na simulação, os agentes possam agir numa situação de busca ativa de febre amarela. O curso também faz parte da programação local da Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses.

“É mais um instrumento para que possamos dar uma rápida resposta em caso de calamidade pública ou outros incidentes”, explicou o diretor da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Roberto Barone.

O uso do aplicativo SISS-GEO permite ação integrada e mais rápida na identificação de possíveis situações emergenciais em saúde pública. A ferramenta foi elaborada para que se possa registrar, online ou offline, as observações de maneira rápida, contribuindo de forma direta com a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas.

O aplicativo permite o envio de informações sobre os animais, sua localização, características do ambiente e fotos, além do registro de sugestões, dúvidas e até mesmo críticas ao sistema. Além de Vinhedo e Campinas, participam do treinamento Artur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Pedreira, Pinhalzinho e Pirassununga.

Autor: Ana Cândida Briski