Ferramenta é um instrumento de apoio ao planejamento e execução de políticas públicas, capacitando servidores em diversos temas
A Prefeitura de Vinhedo firmou uma parceria, através de um termo de adesão, com a Plataforma IPT Pró Municípios, uma ferramenta gratuita do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para o acesso dos gestores públicos a conhecimentos especializados de diferentes áreas da administração municipal. A ferramenta é um instrumento de apoio ao planejamento, gestão e execução de políticas públicas, capacitando as equipes de servidores municipais em diversos temas.
Além da participação em cursos de atualização em temas ligados à tecnologia e à gestão pública, Vinhedo terá acesso aos pesquisadores do IPT para consultorias de curta duração e poderá acessar manuais técnicos e relatórios realizados pela instituição. O atendimento é gerenciado em um portal eletrônico disponível na internet.
Alguns dos temas dos cursos oferecidos, entre outros, estão Gestão de resíduos sólidos, Identificação dos interesses turísticos do município, Por que as árvores caem?, Aplicação do roteiro metodológico para análise e mapeamento de áreas de risco de deslizamento, Pagamento por serviços ambientais, Cartas geotécnicas municipais, Noções básicas de prevenção e controle de erosões urbanas, Estabilização de taludes em solo, Iluminação pública, Informações de pavimentação e Drones para gestão municipal.
Todos os cursos, consultorias e serviços da Plataforma IPT Pró Municípios são gratuitos. O canal eletrônico do IPT oferece esclarecimentos técnicos, informações e orientações específicas de pesquisadores do Instituto que possam subsidiar decisões quanto ao planejamento, gestão e execução de políticas públicas, e apoio na especificação de produtos e serviços para compras e licitações.
A plataforma oferece modalidades online como Consulte o Especialista e pode oferecer ainda reuniões de consultas presenciais. Os cursos técnicos com temas relacionados à engenharia e tecnologia na gestão pública serão realizados de forma remota (videoconferência) ou na sede do IPT em São Paulo.