23 NOV 2021
ADMINISTRAÇÃO
Vinhedo é primeira cidade do Brasil em acesso à educação e segurança em Ranking de Competitividade
Cidade é 13ª mais competitiva do Brasil entre os municípios com mais de 80 mil habitantes e se destaca ainda na dimensão Sociedade
No ano em que foi incluída no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Vinhedo é a melhor cidade do Brasil no que se refere a acesso à educação e à segurança, e segunda colocada em infraestrutura de telecomunicações. Vinhedo se destaca como a 13ª cidade mais competitiva do Brasil, entre os 411 municípios do País com mais de 80 mil habitantes incluídos no estudo.

A cidade é a segunda melhor colocada na dimensão Sociedade. Sociedade é a mais representativa das três dimensões do estudo, que avalia acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Nas análises de resultado por por região e Estado, Vinhedo está na 9ª posição na região Sudeste e na 8ª posição no Estado de São Paulo.

“O estudo reforça os rumos que estamos buscando para Vinhedo e para os quais estamos trabalhando, que é construir um município cada vez mais desenvolvido, mais moderno e sustentável, que se reflete em qualidade de vida e bem-estar da população, com uma economia sólida e serviços públicos de qualidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Dr. Dario avaliou como muito positivo o fato de Vinhedo ter se destacado no estudo no ano em que foi inserido e apontou que é preciso ainda mais esforço e trabalho para melhorar o desempenho da cidade. “Para os próximos anos queremos que Vinhedo esteja ainda melhor colocada no ranking por isso vamos trabalhar com empenho, compromisso e transparência”, disse.

O Ranking de Competitividade dos Municípios mede a competição no setor público, para promoção da justiça, desenvolvimento institucional, social e econômico. A definição de competitividade na gestão pública diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução de ações para a promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e ambiente de negócios favorável.

O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 13 anos trabalha por um Estado Democrático de Direito, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

Ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios busca um entendimento profundo e abrangente dos maiores municípios do país e se configura como ferramenta útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.

O ranking é organizado em três dimensões, detalhadas em 13 pilares compostos por 65 indicadores. Analisa os municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes e, portanto, 411 municípios compõem o levantamento. A dimensão sociedade possui o maior peso do ranking (42,4%), tendo em vista a relevância dos seus pilares para o bem-estar e a qualidade de vida da população, seguida pela dimensão economia (38,1%) e pela dimensão instituições (19,5%).

Na dimensão economia, que inclui formalidade no mercado de trabalho, inserção econômica, crescimento dos empregos formais, inovação e dinamismo econômico, crédito per capita, PIB per capita, crescimento do PIB per capita, crescimento da renda média do trabalho formal e capital humano, Vinhedo ocupa a 27ª posição entre os 411 município. Na dimensão Instituições, sobre o funcionamento da máquina pública, a cidade está em 205º lugar.

Sociedade

Vinhedo, entre os novos municípios que passaram a compor o estudo, ocupa a 2ª colocação na dimensão sociedade. O município apresenta excepcional desempenho nos pilares de educação. É o primeiro colocado em acesso à educação e o sétimo em qualidade da educação, primeiro colocado em segurança e sexto colocado em qualidade da saúde. Segundo o estudo, o município tem grande potencial para melhorar nos pilares de acesso à saúde, saneamento e meio ambiente.

Acesso à Educação

Vinhedo se encontra na primeira colocação do pilar acesso à educação principalmente pelo desempenho excelente no indicador de alunos em tempo integral no ensino fundamental, alinhado ao bom desempenho nos indicadores de alunos em tempo integral na educação infantil, taxa líquida de matrícula do ensino médio, taxa de atendimento na educação infantil e taxa líquida de matrícula no ensino fundamental.

Segurança

A segurança é fundamental na qualidade de vida da população porque permite melhor desenvolvimento, bem-estar social e competitividade municipal. Vinhedo é o grande destaque do estudo no pilar de segurança. O município apresenta excelente desempenho em mortes violentas intencionais e mortalidade de jovens por razões de segurança, alinhado ao bom desempenho em segurança nos transportes.

Telecomunicações

O pilar de telecomunicações aborda o tema da infraestrutura nos municípios. Os últimos meses de isolamento social e home office devido à pandemia mostraram a importância da tecnologia e das telecomunicações para a comunicação em todas as esferas da sociedade. Vinhedo ocupa a 4ª colocação no pilar Telecomunicações. O município apresenta bom desempenho em acessos de banda larga total, acessos de banda larga de alta velocidade e acessos de banda larga via fibra ótica.

Autor: Silvana Guaiume