01 DEZ 2021
CULTURA
Companhia de Dança faz apresentações gratuitas no Teatro Municipal na sexta e sábado
Entrada é gratuita e ingressos devem ser retirados antes dos espetáculos; é necessário preencher o formulário no link https://tinyurl.com/3spsmp4t
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo se apresenta pela primeira vez em Vinhedo com dois espetáculos gratuitos no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. As sessões encerram a agenda de apresentações presenciais da Companhia em 2021 e acontecem na sexta (3) e no sábado (4), às 20h, com entrada gratuita e retirada dos ingressos 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria. É necessário preencher o formulário no link https://tinyurl.com/3spsmp4t para retirar os ingressos.

“Nosso Natal em Vinhedo está cheio de muitas atrações gratuitas, em diferente pontos da cidade, para alegra o fim de ano dos moradores depois de todas as restrições impostas pela pandemia. Contamos com a participação de todos, com a segurança necessária, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19. Vamos fazer um Natal inesquecível”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Seguindo os protocolos governamentais estabelecidos de enfrentamento à covid-19, será obrigatório o uso de máscaras pelo público durante a permanência no local. Cada espectador também deve apresentar seu comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 (duas doses ou dose única), ou comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, PoupaTempo ou ConectSUS. Menores de 12 anos não precisam portar o certificado. O comprovante deve ser anexado ao formulário para facilitar o acesso ao teatro.

As apresentações abrem com Mamihlapinatapai, criação original de Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro e que parte de elementos desconstruídos da dança de salão para contar, na cena da dança contemporânea, os caminhos e descaminhos da relação de amor entre homens e mulheres. O título da obra vem do termo homônimo da língua yaghan que significa "um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age”.

Na sequência, os bailarinos apresentam o Pas de Deux de Esmeralda, em versão de Duda Braz a partir da obra de Marius Petipa (1818-1910). Inspirado no livro Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre Dame), escrito em 1831 por Victor Hugo (1802-1885), o duo da obra original apresenta Esmeralda e Phoebus comemorando a liberdade e a possibilidade de viverem juntos esse amor.

O encerramento fica por conta de Pivô, obra de Fabiano Lima, eleito o terceiro melhor espetáculo de dança pelo júri do Guia da Folha de S.Paulo em 2016, ano de estreia da coreografia. A criação trabalha movimentos do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea ao som de composições brasileiras como a ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes (1836-1896).

“É sempre uma grande alegria levar a arte da São Paulo Companhia de Dança a tantas cidades do nosso Estado onde, a cada apresentação, encontramos o carinho dos mais diversos públicos. Na reta final do calendário de espetáculos presenciais neste desafiador ano de 2021, subimos pela primeira vez ao palco do Teatro Municipal de Vinhedo com um programa assinado por artistas brasileiros que demonstra a beleza e a força da dança feita em São Paulo”, afirma a diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

As apresentações em Vinhedo contam com parceria institucional da Prefeitura de Vinhedo e realização da Associação Pró-Dança.

Serviço:
São Paulo Companhia de Dança em Vinhedo/SP
3 e 4 de dezembro de 2021
Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus - Rua Monteiro de Barros, 101
Entrada gratuita, retirada de ingressos 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria do Teatro Municipal, é preciso preencher o formulário no link https://tinyurl.com/3spsmp4t

Autor: Silvana Guaiume