24 JAN 2022
SAÚDE
Secretaria de Saúde de Vinhedo orienta sobre vacinação em caso de sintomas gripais
Se for gripe, é preciso esperar os sintomas desaparecerem; no caso de coronavírus, imunização deve ocorrer após 28 dias dos primeiros sintomas
A Secretaria de Saúde de Vinhedo orienta os moradores que a vacinação contra covid-19 não pode ser realizada em pessoas com sintomas gripais. No caso de contaminação por gripe, é preciso esperar até os sintomas desaparecerem para receber a vacina. Se o paciente contraiu coronavírus, deve esperar 28 dias, a partir dos primeiros sintomas, para receber a imunização. Caso o morador não tenha feito o teste porque apresentou sintomas leves e não sabe se teve gripe ou covid-19, é aconselhável aguardar os 28 dias.

Crianças que receberam qualquer vacina do calendário do Ministério da Saúde devem esperar 14 dias para receber a imunização contra o coronavírus. “Os intervalos são necessários para preservar o bem-estar dos moradores. Caso a pessoa tenha tido sintomas gripais leves e não sabe se teve gripe ou covid-19, o melhor é esperar os 28 dias, por segurança. Se teve covid, são 28 dias a partir dos primeiros sintomas para tomar a vacina e, no caso de gripe, tem que esperar passar”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

A vacinação em Vinhedo continua sendo realizada esta semana para moradores com mais de 12 anos, crianças em geral de 9 a 11 anos e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência (PCD). A vacinação para maiores de 12 anos está ocorrendo sem necessidade de agendamento no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125 - São Matheus). O polo funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h e aos sábados das 7h30 às 14h.

A vacinação de crianças de 9 a 11 anos em geral e de 5 a 11 anos com comorbidade e deficiência (PCD) deve ser agendada no link https://agenda-vacina-vinhedo.mitraonline.com.br, que estará disponível para o agendamento a partir das 13h desta segunda-feira (24).

As crianças com comorbidades e PCD estão sendo vacinadas com Pfizer e as crianças de 9 a 11 anos vão receber Coronavac, conforme as doses enviadas pelo governo estadual. Cada vacina tem sua logística específica de armazenamento e utilização.

As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança e comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão e laudo. Crianças com comorbidade devem comprová-la com laudo, exame ou receita médica. A Secretaria de Saúde solicita ainda que os responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação.

Comorbidades

Diabetes Mellitus
Pneumopatia crônicas graves
Hipertensão Arterial