26 ABR 2022
CULTURA
Coletiva Vinhedo - Mostra Vinhedense de Artes Visuais será aberta na quinta-feira (28)
Evento democratiza, valoriza e fomenta a produção artística na cidade, facilita o contato do visitante com a arte e do artista com o público
A exposição Coletiva Vinhedo: Mostra Vinhedense de Artes Visuais será aberta a partir desta quinta-feira (28), no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira (Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, no subsolo do Teatro Municipal). O evento integra a programação do mês de aniversário de Vinhedo, que completou 73 anos no dia 2 de abril. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo democratiza, valoriza e fomenta a produção artística na cidade, facilita o contato do visitante com a arte e do artista com o público.

“Dar espaço para a cultura é valorizar o desenvolvimento humano e fortalecer a sociedade. Nossa prioridade é cuidar dos vinhedenses e estamos trabalhando por isso em todas as frentes na administração pública. Parabéns aos artistas que estão participando da mostra. Todos estão convidados a prestigiá-la”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

A exposição poderá ser visitada até 28 de maio, de segunda à sexta das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. Neste ano, a Mostra Vinhedense de Artes Visuais reúne mais de 80 obras, de 32 artistas expositores, todos nascidos ou residentes no município. A quantidade de trabalhos é 60% maior que a edição do ano passado. Eles foram desenvolvidos em diferentes técnicas, como colagem digital, desenho, escultura, instalação, mista, pintura e tecelagem.

A Coletiva homenageia este ano dois artistas in memorian, Marcelo Teles e Renato Ajjar, que têm suas obras exibidas no evento. Além da mostra, que acontece desde 2015 em Vinhedo, serão realizados, no mesmo local, saraus com escritores da cidade, todas as quintas-feiras de maio, das 15h às 17h, em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna.

Coletiva Vinhedo

As inscrições para as obras de arte da Coletiva Vinhedo foram realizadas em março. Os trabalhos da mostra deste ano foram produzidos a partir de 2020 e não participaram dessa exposição anteriormente. Cada artista pôde inscrever até três obras por técnica para o evento, com participação gratuita.

O secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, lembrou que no ano passado foram inscritos 49 trabalhos, sendo que o aumento de 60% superou as expectativas da Secretaria. “Percebemos que as ações da Secretaria de fomentar a produção de artes visuais já estão rendendo bons resultados”, afirmou.

Coletiva Vinhedo: Mostra Vinhedense de Artes Visuais:

De 28 de abril a 28 de maio, de segunda à sexta das 9h às 17h e aos sábados, das 10h às 14h.

Saraus com escritores de Vinhedo:
Dias 5, 12, 19 e 26 de maio, das 15h às 17h.

Autor: Silvana Guaiume