04 MAI 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Bem-Estar Animal de Vinhedo inicia microchipagem de cães e gatos
O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo, da Secretaria de Planejamento Ambiental, inicia na próxima segunda-feira, 9 de maio, a microchipagem de cães e gatos da cidade. Para obter o benefício os animais devem estar cadastrados no programa Cidadão Pet de Vinhedo. A microchipagem será realizada em diferentes bairros da cidade pelos veterinários diretores do Departamento e vai começar pelo bairro Capela, de 9 a 20 de maio, antes de seguir para a Vila João XXIII, de 23 de maio a 3 de junho.

Outros bairros como Caixa D’água, Três irmãos e Casa Verde devem ser incluídos na programação no mês de junho. As datas e locais serão divulgadas nas próximas semanas. O diretor do Bem-Estar Animal de Vinhedo, Bruno da Silva, e a diretora de Programas e Projetos Públicos do Departamento, Ana Flávia da Costa, ambos veterinários, explicam que o procedimento não é invasivo, não causa dor ao pet e é realizado em poucos segundos.

A microchipagem tem a finalidade de proteger os pets, que estarão registrados em um cadastro municipal. Esse cadastro servirá como um censo da população de bichos domésticos da cidade e será utilizado como instrumento para o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de bem-estar voltadas para a causa animal de Vinhedo.

O projeto de microchipagem vai percorrer vários pontos da cidade e os serviços ficarão disponíveis por uma ou duas semanas em cada local. É preciso levar a inscrição no Cidadão Pet, Cartão Cidadão e documento com foto do tutor.

O cadastro no Cidadão Pet poderá ser feito no momento da microchipagem, desde que o tutor ou responsável tenha o Cartão Cidadão. Os veterinários também vão realizar agendamento para os moradores vinhedenses de baixa renda interessados em castração dos pets. Nesse caso, em que também é necessário o cadastro no Cidadão Pet, será preciso atestar a situação de vulnerabilidade social apresentando comprovante de participação em programas de benefício social do governo.

As datas das primeiras castrações estão agendadas para 28 e 29 de maio no Parque Municipal da Capela, exclusivamente com agendamento.

Cidadão Pet

O cadastro no Cidadão Pet deve ser feito pelos tutores ou responsáveis pela família que possui os animais, através do Cartão Cidadão. As informações são confidenciais. O cadastramento vai permitir acesso a serviços como chipagem e castração. Os tutores que já possuem o Cartão Cidadão podem cadastrar seus pets nas Centrais SIM, exclusivamente por agendamento, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde e nas ações de microchipagem. A presença do animal não é necessária.

Para fazer o cadastro no Cidadão Pet é preciso ter Cartão Cidadão, cujo cadastramento deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1. Informações sobre os projetos e programas do Bem-Estar Animal de Vinhedo podem ser solicitadas, apenas por mensagem de texto, ao Whatsapp 3836-3389 .

Agenda da microchipagem e cadastramento no Cidadão Pet (é preciso ter o Cartão Cidadão)
*Moradores de baixa renda com comprovante de benefício social podem agendar castração

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h
De 9 a 20 de maio, na Capela