10 MAI 2022
ESPORTE E LAZER
Secretaria de Esportes e Lazer de Vinhedo abre inscrições gratuitas para nova modalidade de Caminhada Orientada
Interessados devem se inscrever no horário das aulas, de segunda, quarta e sexta-feira das 10h às 11h, de terça e quinta-feira das 16h às 17h
A Secretaria de Esportes e Lazer de Vinhedo abre inscrições, na segunda-feira (16), para uma nova modalidade esportiva oferecida gratuitamente pelo município, a Caminhada Orientada, acompanhada em todo o percurso por um professor. A atividade será praticada no Centro Esportivo e Recreativo (CER) Angelo da Silva Rocha, o Campo da Planalto. Interessados devem se inscrever diretamente com o professor no horário das aulas, de segunda, quarta e sexta-feira das 11h às 11h, de terça e quinta-feira das 16h às 17h.

Diferentemente de uma simples caminhada, a Caminhada Orientada acontece sob instruções do professor, que auxilia os participantes na velocidade e postura, entre outros. A idade mínima para a prática é 18 anos. Os interessados devem levar cópia do Cartão Cidadão, comprovante de endereço e documento com foto. Não há limite de vagas.

A Caminhada Orientada estimula a mudança de hábitos para a garantia da melhoria da saúde e da qualidade de vida à população. Entre os benefícios da atividade estão desenvolvimento cardiovascular, melhora da resistência física e socialização.

Estudo da USP de Ribeirão Preto mostrou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. O estudo aponta ainda que a caminhada de forma orientada melhora funções respiratórias e cardiovasculares, reduz pressão arterial em repouso, controla gordura, glicemia e peso corporal, promove bem-estar psicológico e social.

Caminhada Orientada
Inscrições e aulas
Segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 11h
Terça e quinta-feira, das 16h às 17h
Local: CER Angelo da Silva Rocha, Campo da Planalto (Avenida Frank Swalles, 150, Vila Planalto)

Dicas para caminhada saudável

Hidratação: Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais para o seu bem-estar.
Roupas: Confortáveis e leves. Escolha um tênis indicado para caminhada.
Alongamento: Alongar o corpo antes e depois do exercício previne cãibras e ajuda a ativar a circulação.
Alimentação: Não pratique atividade física em jejum. Dê preferência às frutas, suco ou mesmo barrinhas de cereais.
Intensidade: Quando perceber que seu corpo já se acostumou, aumente a velocidade e a intensidade do exercício.