21 JUN 2022
Programa de Saúde Bucal de Vinhedo chega às creches municipais
Dentistas da Rede Municipal de Saúde examinam a dentição e promovem atividades educativas preventivas nos berçários e maternais
O Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Vinhedo está percorrendo os Centros de Educação Infantil (CEI), as creches, da Rede Municipal de Educação. A equipe de dentistas examina a dentição e promove atividades educativas preventivas com as crianças dos berçários e maternais, de quatro meses a 5 anos de idade. As assistentes das creches também recebem orientações sobre como realizar a higienização bucal de forma correta.

A dentista da Rede Municipal Josyanne Rios ressalta que, nessa fase, as  crianças ainda não têm conhecimento nem coordenação motora para realizarem a escovação sozinhos, por isso os cuidados com a boca e dentição dos pequenos são responsabilidade dos pais ou responsáveis. “Nosso trabalho é despertar o interesse das crianças, avaliar a saúde bucal delas e orientar os profissionais da creche, mas é preciso que os pais ou responsáveis entendam a importância do cuidado bucal desde a primeira infância”, comentou.

Segundo Josyanne, mesmo que a dentição não esteja completamente estabelecida, os pais e responsáveis devem realizar a escovação após as refeições e, principalmente, antes de dormir. “Apenas acompanhamento e conferência da escovação não são suficientes, é preciso ajudar a criança a escovar os dentes”, afirmou. Ela orientou ainda que os pais ou responsáveis supervisionem a alimentação das crianças, reduzindo a ingestão de doces.

No programa, após o exame e as orientações, a equipe distribui kits de escovação para os pequenos. As crianças dos berçários recebem uma escova de dentes própria para bebês e as crianças dos maternais ganham um um kit de saúde bucal contendo a escova, a pasta e o fio dental.

Autor: Silvana Guaiume