01 JUL 2022
ADMINISTRAÇÃO
Dr. Dario participa da inauguração das melhorias e ampliação do Aeroporto de Internacional de Viracopos
Local receberá mais R$ 66 milhões em investimentos
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, participou na manhã desta sexta-feira (1), junto com autoridades da Região de Campinas, da inauguração das quatro novas pontes de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Viracopos, para atender ao crescimento de passageiros, e do anúncio do investimento de R$ 66 milhões em obras de melhorias.

Com a ampliação das novas pontes, o aeroporto passa a contar com 28 pontes de pousos e decolagens. Das quatro entregues, duas serão destinadas aos voos domésticos e as outras duas serão híbridas, podem ser usadas eventualmente em voos domésticos ou internacionais.

“Nosso total apoio à ampliação e melhorias no Aeroporto de Viracopos, nosso vizinho, que irá contribuir muito com o desenvolvimento da nossa região, sobretudo na área turística com o Distrito Serra Azul. Em maio, o terminal registrou recorde no movimento de passageiros mensais, com 1.018.456 pessoas embarcando ou desembarcando, revelando a importância da região de Campinas para o país”, destacou o prefeito.  “Só esperamos ansiosamente a duplicação da Rodovia Miguel Melhado para que os vinhedenses possam aproveitar ainda mais o acesso rápido ao local”, completou.

Os R$ 66 milhões serão destinados para reforma da pavimentação da pista de pousos e decolagens e de uma das pistas de taxiamento de aeronaves.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, 4,6 milhões de passageiros passaram por Viracopos, crescimento de 28,09% em relação aos 3,59 milhões registrados de janeiro a maio de 2021. Na comparação entre maio passado e o mesmo mês de 2021, a alta foi de 36,44%. No quinto mês do ano passado, foram 746.428 pessoas embarcando ou desembarcando.

Além dos passageiros, o aeroporto tem registrado crescimento na movimentação de cargas. Entre janeiro e maio, Viracopos movimentou 147.972 toneladas de carga, alta de 6,68% em comparação ao mesmo período de 2021. Em relação à movimentação de aeronaves, nos primeiros cinco meses do ano foram 49.654 pousos e decolagens, média de 328 por dia, a cada 14 minutos um avião chega ou sai do aeroporto.

O projeto de melhorias do aeroporto também vai ampliar a praça de alimentação até novembro, que passará a ter conexão direta com o piso 1 (embarque) devido à instalação de duas novas escadas rolantes até novembro de 2022.

O aeroporto concluiu ainda a sala VIP para embarque e desembarque e o projeto de paisagismo da área localizada ao lado do Terminal de Passageiros e visa utilizar essa mesma área externa para possível desenvolvimento comercial e de entretenimento.

Autor: Ana Cândida Briski