27 JUL 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Parquímetros do Vaga Fácil de Vinhedo estão instalados e podem ser testados pelos moradores
Até 31 de julho não haverá cobrança no estacionamento da região central e a população poderá se familiarizar com os novos equipamentos
Os parquímetros do novo estacionamento rotativo de Vinhedo, o Vaga Fácil, já estão instalados na região central e poderão ser testados pelos moradores esta semana, quando não haverá cobrança de tarifa. Os usuários poderão conferir como o parquímetro funciona, mas não devem inserir cartões ou moedas. O sistema começa a operar no dia 1º de agosto, trazendo mais facilidade, modernidade e rotatividade à região central, solicitação dos comerciantes e moradores da cidade.

O Vaga Fácil Vinhedo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, e vai custar R$ 1,25 a cada 30 minutos. O sistema abrange 12 ruas e avenidas do centro de Vinhedo (confira relação abaixo), com 706 vagas. Há pelo menos 10 anos, desde que foi criado, o sistema de estacionamento rotativo não passava por nenhuma mudança e não tinha o valor reajustado.

O novo estacionamento rotativo foi aprovado pela Câmara Municipal no ano passado e definido pelo decreto 158/2022. Ele terá 30 parquímetros instalados nas 12 ruas em que irá operar. As máquinas funcionam com energia solar para economia de eletricidade.

O estacionamento poderá ser pago com moedas, tag eletrônico, cartão de crédito, de débito, pelo aplicativo que será disponibilizado para facilitar a utilização do sistema pelos usuários ou em dinheiro em pontos de venda no comércio local. Para baixar o aplicativo basta procurar por Vago! nas lojas das operadoras.

A cobrança mínima será de R$ 1,25, por 30 minutos, e o tempo máximo de permanência na mesma vaga será de duas horas. Caso o morador tenha que permanecer mais tempo do que duas horas no centro da cidade, terá que mudar o veículo de vaga.

Agentes de mobilidade vão orientar os motoristas sobre o novo sistema a partir do dia 23 de julho, quando deixa de funcionar a Zona Azul. Entre o dia 23 e o dia 31, não haverá cobranças e os usuários poderão se familiarizar com o novo sistema. Panfletos e vídeos explicativos estarão disponíveis no comércio da região central e nas redes sociais da Prefeitura.

A fiscalização será feita por agentes e por um carro elétrico, o primeiro da frota da Prefeitura, que vai monitorar automaticamente as placas dos veículos para conferir o pagamento do Vaga Fácil.

Vagas especiais

Idosos e pessoas com deficiência estão isentas do estacionamento por até duas horas quando utilizarem vagas demarcadas e exibirem a credencial em local visível no veículo. Motociclistas também estarão isentos e devem estacionar exclusivamente em vagas definidas. Vagas de farmácias, para carga e descarga serão demarcadas e poderão ser utilizadas por até 15 minutos. A isenção vale ainda para veículos oficiais, viaturas policiais e ambulâncias.

30 minutos – R$ 1,25
60 minutos – R$ 2,50