01 AGO 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Prefeitura de Vinhedo lança programa inédito de transporte gratuito para pessoas com mobilidade reduzida severa
Projeto-piloto tem início nesta semana com 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município
A Prefeitura de Vinhedo lança nesta segunda-feira (1º) o Programa LEV (Linhas Especiais de Vinhedo), que vai ofertar transporte gratuito porta a porta para os vinhedenses com mobilidade reduzida severa e com alto grau de dependência, em vans adaptadas. O programa é inédito na cidade e será custeado integralmente pela administração municipal, por meio da secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, operado pela concessionária do transporte coletivo da cidade, a MoV (Mobilidade Vinhedo).

A partir desta semana, começa a funcionar o projeto-piloto para atender 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município (OSC) e serviço Quero Vida (Centro Dia do Idoso).  Pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida que necessitam de acesso a serviços de habilitação e reabilitação e equipamentos que garantam a melhora da autoestima, da saúde física e mental, terão prioridade sobre os demais, mas outros como idas à centros de compras, supermercados e até passeios de lazer também poderão ser agendados posteriormente.

“Queremos oferecer mais qualidade de vida às pessoas que, por algum motivo, não conseguem utilizar o transporte coletivo convencional, mesmo sendo acessíveis, e ou precisam de acompanhantes. O poder público deve ofertar um transporte acessível e universal”, afirmou o prefeito dr. Dario Pacheco.

Cada van comporta duas cadeiras de rodas e mais cinco acompanhantes. “No início, serão oferecidas duas vans adaptadas, que seguirão o itinerário traçado pela central de agendamento, para acesso aos serviços nos quais o usuário está inserido, tudo de graça para a população”, explicou dr Dario, que acompanhou a entrega dos veículos.

“É um projeto muito importante e desde 2017 estamos tentando tirá-lo do papel. Vai beneficiar as famílias dos pacientes e, sobretudo, às OSCs, que muitas vezes têm que arcar com esse custo. Eu testei o sistema e está aprovado”, destacou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvio Torezin.

Além do prefeito e do presidente do conselho, participaram da entrega, o secretário de Saúde, Milton Ribolli, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes, representantes da Secretaria de Educação, das OSCs conveniadas com a Prefeitura, o presidente da Câmara, Nilton Braguetto, os vereadores Inês Diogo, Mazinho, Rodrigo Luglio, Luiz Vieira, Pastor Léo Fernandes, Rubens Nunes e Tiago de Paula.

Autor: Ana Cândida Briski