12 AGO 2022
Vinhedo participa do lançamento de projeto regional de gestão inteligente
Prefeito dr. Dario esteve no evento promovido pelo Instituto Cidades Inteligentes e Conselho da RMC, com o governador paulista
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, participou do lançamento da plataforma de projetos Infra Tech – Gestão Pública Inteligente, na manhã desta sexta-feira (12), em Jaguariúna, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento foi promovido pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes,  contou com a presença do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia e prefeitos da região.

“Vinhedo é a segunda cidade mais inteligente e conectada do país com menos de 100 mil habitantes, segundo a consultoria Urban System. Estamos trabalhando para chegar ao topo do ranking. Vamos nos unir à RMC no projeto Infra Tech para que possamos trabalhar um desenvolvimento inteligente, integrado e voltado para a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o dr. Dario.

O prefeito lembrou que muitas iniciativas estão sendo adotadas para tornar Vinhedo cada vez mais inteligente, conectada, desenvolvida e sustentável, como o novo sistema digital de gestão de trânsito e segurança Drive, o pregão eletrônico, o prontuário eletrônico na Saúde, a aprovação de plantas online, o Procon Digital e o acesso a diferentes serviços municipais pela internet, entre outros

O Infra Tech propõe o desenvolvimento regionalizado de cidades inteligentes, com foco em inovação, economia, eficiência e transparência, com o apoio da Motorola e da Lenovo. Segundo Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento CidadesInteligentes, o Infra Tech pretende auxiliar
prefeituras, aglomerações urbanas, regiões metropolitanas e consórcios a solucionar suas prioridades de forma idônea e transparente.

A Plataforma Infra Tech – Gestão Pública Inteligente tem é baseada em cinco pilares, Desenvolvendo o 5G, Cidades Mais Conectadas, Tornando-se Realmente Inteligente, Economia de Dados Próspera e Ação, Pesquisa e Desenvolvimento, com economia de recursos e ações práticas. O Instituto preconiza que cidades inteligentes são as que definem prioridades, estabelecem políticas públicas eficientes para resolver suas demandas, são inclusivas e acessíveis.

O Infra Tech é focado nos setores de Segurança, Energia, Saúde, Educação, Mobilidade e Saneamento, a partir de uma gestão baseada em gerenciamento de dados, conectando os moradores e as cidades da região, com inovação, economia, eficiência e transparência na administração pública. O projeto prevê o diagnóstico das cidades em 30 dias, desenvolvimento do programa de governança em até 150 dias e ajuste dos processos em até 180 dias.

Vinhedo vai participar de um curso de capacitação de 45 dias, a partir de 26 de agosto, ministrado pelo Instituto Cidades Inteligentes em local  cedido pela Motorola, em Jaguariúna.

Autor: Silvana Guaiume