16 SET 2022
SANEAMENTO
Sanebavi substitui bomba e triplica produção de água no Sistema Floresta
Melhorias foram implantadas para atender ao aumento do consumo; produção passou de 40 metros cúbicos para 120 metros cúbicos por dia
A Sanebavi realizou a substituição da bomba do poço que abastece o Sistema Floresta, no bairro Caixa D´Água. O novo equipamento triplicou a produção de água melhorando a distribuição aos moradores abastecidos pela unidade. Com mais tecnologia e maior rendimento, a nova bomba tem capacidade de extração de seis metros cúbicos/hora, enquanto a antiga registrava vazão de dois metros cúbicos/hora. Com isso, a produção máxima passou de 40 metros cúbicos para 120 metros cúbicos por dia.

Considerando que o consumo diário dos usuários hoje é entre 40 e 50 metros cúbicos por dia, o sistema tem capacidade para atender a demanda atual e garantir o abastecimento futuro. O Sistema Floresta atende as ruas Amerope Benetti e Carlos Cahum. De acordo com o diretor de Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanebavi, Gabriel Carvalho, o aumento do consumo e o desgaste natural do antigo equipamento estavam prejudicando a recuperação do nível do reservatório.

“Algumas situações de desabastecimento do setor ocorreram devido ao crescimento do número de imóveis e do consequente aumento do consumo na região, associado ao desempenho da bomba do poço que, após três anos de operação, apresentava leve redução na produção. Esses fatores não estavam favorecendo a recuperação da reserva de água do sistema”, explicou o diretor.

Além da troca da bomba, a Sanebavi realizou a limpeza e desinfecção do poço para remoção das incrustações e preservação da qualidade da água “A limpeza é fundamental para assegurar a continuidade dos padrões de qualidade da água distribuída. A remoção das incrustações aumentam a vida útil do poço e garantem a distribuição do recurso hídrico”, diz Gabriel.

A limpeza é feita pela autarquia em média a cada 18 meses. O processo consiste na aplicação de produtos químicos biodegradáveis e aplicação de ar comprimido com o auxílio de um compressor de alta potência para a remoção dos depósitos de minerais da estrutura do poço. A Sanebavi estuda a implementação de mais um reservatório nesse setor, com capacidade de 100 metros cúbicos, para o reforço do abastecimento à população.

Autor: Sanebavi