26 SET 2022
Memorial do Imigrante de Vinhedo passa por obras de revitalização
Memorial do Imigrante de Vinhedo passa por obras de revitalização

No sábado (1), o cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, e o corpo consular italiano farão visita ao local

A Prefeitura de Vinhedo está realizando a segunda etapa de reforma e revitalização do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini, que permaneceu fechado por vários anos antes de ser reaberto no ano passado. As obras tiveram início no começo deste mês e devem ser concluídas em meados de outubro. No sábado (1), o cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, e o corpo consular italiano farão uma visita ao local, para conhecer as reformas e as novas dependências do Memorial.

“O Memorial do Imigrante é um importante e bonito patrimônio de Vinhedo que ficou fechado para o público e que agora está sendo reformado, revitalizado e muito utilizado em diferentes atividades para os moradores. O Memorial é um espaço público e queremos que cada vez mais seja ocupado com atividades culturais para a nossa população. A cultura é o fortalecimento da nossa identidade”, afirma o prefeito Dario Pacheco.

As obras incluem reforma do calçamento, novo projeto de jardinagem, pintura externa do prédio principal e melhorias no telhado, como manutenção de calhas e rufos. A comitiva italiana vai conhecer também a torre do prédio concedida para uso da Associação Italiana de Vinhedo e outra torre cedida para a Associação dos Artesãos de Vinhedo.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, a primeira etapa de obras no Memorial do Imigrante contou com reforma do telhado, manutenção de janelas, vidros e pintura interna. A segunda etapa está sendo realizada e haverá ainda outras etapas para reforma da fonte, prevista para este ano, manutenção da rede elétrica e substituição dos portões, no próximo ano.

O secretário explicou que as duas torres foram cedidas para associações representativas da cidade para o desenvolvimento de projetos culturais voltados para a comunidade. “A Associação Italiana vai promover cursos e eventos e a Associação de Artesãos vai utilizar o local como base também para a realização de eventos na cidade”, afirmou Romanetto. A comitiva do Consulado Italiano vai conhecer esses e os demais espaços do Memorial.

O convite para a visita a Vinhedo surgiu em parceria com a Associação Italiana de Vinhedo e tem como proposta aproximar a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo do Consulado Italiano para troca de conhecimentos e eventuais parcerias futuras. “Temos o sonho de criar uma unidade do Consulado da Itália em Vinhedo”, afirmou o secretário. A comitiva também vai conhecer as três exposições atualmente em cartaz no Memorial.

A mostra “(Re)Florescer” reúne obras de artistas do Brasil e do exterior, com representação de flores em cerâmica. A instalação coletiva, colaboração entre a Secretaria de Turismo e Lazer e o grupo Sou Cerâmica. Os artistas brasileiros e internacionais enviaram a esculturas de cerâmica para serem expostas no jardim do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini. Ao menos cem flores, nas mais variadas formas, cores e tamanhos, podem ser conferidas pelos visitantes.

No interior do Memorial do Imigrante, estão em exposição peças utilitárias de renomados ceramistas vinhedenses, entre eles Acácia Azevedo, Cris Couto, Cris Rocha, Darly Pellegrini, Flávia Pircher, Luciana Thomaz e Rogério Carvalho. A mostra interna é uma extensão da “(Re)Florescer”.

A mostra “Pássaros em Natureza”, também no interior do Memorial, exibe trabalhos de Elvis da Silva, Ana Cristina, Ana Maria Reis & Samuel Junior e Thomas Sigrist. A exposição foi aberta durante a programação da Semana da árvore e poderá ser visitada até 15 de outubro. As três coletivas estão abertas à visitação pública, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.