06 OUT 2022
ADMINISTRAÇÃO
Vinhedo é a segunda cidade mais inteligente do ranking Connected Smart Cities com até 100 mil moradores
Levantamento aponta municípios com maior potencial de desenvolvimento, qualifica cidades mais inteligentes e conectadas do país
Vinhedo é a segunda cidade mais inteligente do Brasil, com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, segundo o Connected Smart Cities, ranking elaborado para mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento, a partir de indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (6), qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do país entre 680 municípios analisados, todos com mais de 50 mil moradores.

“O estudo aponta que estamos seguindo no caminho certo em busca de desenvolvimento para Vinhedo, integrando áreas e setores para promover um crescimento constante e sustentável do nosso município. Os desafios são grandes, mas estamos superando um a um com o apoio da população. Vamos melhorar cada vez mais nossa posição nos diferentes eixos e no ranking”, afirma o prefeito Dario Pacheco.

Vinhedo se destaca em mais da metade dos 11 eixos avaliados no estudo e se posiciona entre os 100 municípios mais inteligentes e desenvolvidos em seis deles: Segurança, Urbanismo, Economia, Meio Ambiente, Educação e Governança.  A cidade é a segunda melhor posicionada em Urbanismo, quinta em Segurança e também a quinta melhor ranqueada em Economia, entre os municípios com população até 100 mil moradores.

O estudo avalia mais de 900 projetos em 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável, utilizados em padrões internacionais, que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios. O ranking envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras.

Conectividade

O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores. O Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2021), totalizando 680 cidades, sendo 49 com mais de 500 mil habitantes, 277 com 100 a 500 mil habitantes e 350 com 50 a 100 mil habitantes.

No ranking geral, considerando todas as 680 cidades, Vinhedo está na 10ª posição em Segurança, eixo composto por seis indicadores, cinco concebidos para o próprio eixo e um para o eixo de meio ambiente. No eixo segurança, a Vinhedo se destaca entre todos os municípios do Brasil avaliados, na 10ª posição, e está em quinto lugar entre as cidades de porte similar, após Ipojuca, Mariana, Cabreúva e Cabedelo.

Vinhedo também é destaque no eixo Economia, em que ocupa a 23ª posição entre todas as cidades analisadas e a quinta posição entre municípios com até 100 mil moradores, depois de Cajamar, Jaguariúna, Itupeva e Porto Feliz. O recorte de Economia do estudo é composto por 14 indicadores, sete concebidos para o próprio eixo, três para o eixo de empreendedorismo, dois para o eixo de educação, um para o eixo de tecnologia e inovação e um para o eixo de mobilidade e acessibilidade.

O eixo de Economia engloba indicadores relativos à renda da população, crescimento econômico de diferentes setores relevantes para a cidade (no sentido inteligente), a sustentabilidade econômica do município, a origem da receita e a proporção do número de empregos disponíveis.

Urbanismo

No eixo urbanismo, Vinhedo ocupa a 15ª entre todas as cidades pesquisadas e está em segundo lugar entre municípios com até 100 mil moradores. O planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade inteligente, pois impacta áreas como meio ambiente, mobilidade, governança, segurança e economia. A avaliação do desenvolvimento urbano, no conceito de cidades inteligente, engloba infraestrutura, saneamento, pontos de mobilidade e ordenamento do solo.

No ranking geral, levando em conta as 680 cidades avaliadas, Vinhedo se destaca ainda no eixo Meio Ambiente, na 80ª posição, em Educação, na 92ª posição, e em Governança, na 95ª posição. O recorte de Meio é composto por 14 indicadores, oito do próprio eixo, três de Energia e três de Mobilidade e Acessibilidade O estudo do Ranking Connected Smart Cities prioriza em sua pesquisa indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos

O recorte de Educação tem 12 indicadores, 11 do próprio eixo e um de Tecnologia e Inovação. Em Governança são 12 indicadores, cinco do próprio eixo, dois de Urbanismo, dois de Saúde, um de Meio Ambiente, um de Segurança e um de Educação. O eixo Governança conta com indicadores sobre transparência do município, participação social, nível de desenvolvimento municipal, nível de formação do gestor da cidade, investimentos per capita em educação, saúde, urbanismo e segurança.